Coordenadores pedagógicos da Rede Municipal do Recife participam de palestras e oficinas no evento “Cuidar de si, do aprender e do ensinar”

imagem de Guilherme Vila Nova
Reunião tem objetivo de valorizar e promover a manutenção das aprendizagens desses profissionais. Foto: Paulo Melo/PCR

A Secretaria de Educação do Recife - por meio da Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica - abriu a semana recebendo coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino da cidade com o evento ‘Cuidar de si, do aprender e do ensinar’. A reunião, que teve início nesta segunda-feira (3) e se estende até a próxima sexta (7), está sendo realizada no Orange Praia Hotel, em Itamaracá, e contará com diversas palestras e atividades com foco na valorização e na manutenção da aprendizagem desses profissionais.

Durante a programação, serão realizadas formações específicas para coordenadores, além da entrega de kit com livros e consultorias. Estão programadas palestras sobre práticas de acolhimento que transformam a aprendizagem, com o educador Joe Garcia; desafios e possibilidades da coordenação pedagógica, ministrada por Socorro Valois; e cuidar do si, do aprender e do ensinar, com a secretária executiva de Gestão Pedagógica do Recife, Juliana Guedes.

Os profissionais ainda participarão de oficinas sobre atribuições e competências da coordenação pedagógica para cuidar do aprender e do ensinar, além de estratégias da coordenação pedagógica. “A própria temática já diz o que queremos abordar, que é o cuidado. O coordenador é uma peça chave no processo de ensino e aprendizagem das escolas. Se ele não estiver bem amparado e cuidado, como pode cuidar dos outros? A gente quer mostrar a importância desse profissional na escola e falar um pouquinho do futuro da educação do Recife”, destacou Juliana Guedes.

A abertura do evento foi realizada com palestra ministrada por Joe Garcia, que fez questão de pontuar a necessidade de acolher e abordar o tema com os profissionais. “O acolhimento é o fundamento das relações humanas e o que permite a aprendizagem. Utilizamos métodos incomuns para trabalhar com crianças e, dentre eles, o acolhimento é fundamental, principalmente pelo momento de adaptação que as escolas passaram por conta da pandemia, então nós precisamos criar esses processos”, explicou o educador.

Coordenadora pedagógica da Rede Municipal do Recife há 18 anos, Ilda Melo, da Escola Municipal Pedro Augusto, já é veterana quando o assunto é unidade escolar e participação em formações que fazem a diferença no chão da escola. “Sempre valorizei esses encontros. Com certeza voltamos para as nossas unidades com novas ideias, não só pelas palestras, mas pelas trocas que realizamos com nossas colegas. É assim que descobrimos trabalhos e experiências para aplicar nas nossas escolas”, confirmou.

Em contraponto, Cristianise França, da Escola Municipal Ibura de Baixo, é recém-chegada na função. Professora da rede há nove anos, ela atua como coordenadora pedagógica há nove meses. “A expectativa é grande. A gente espera adquirir mais conhecimento. Tenho certeza que vou adquirir orientações e dicas que vão me auxiliar muito na nova função”, comemorou a docente, que participa pela primeira vez da formação para coordenadores.