Coordenadores Pedagógicos participam de socialização do Alfaletrando e PROLER

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Foto: Adrielly Licia/Detec

Os coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino do Recife, que atuam no nos grupos IV e V, da Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização, técnicos do NALE/DEI/DAI/GALEIAI e equipe do Alfaletramento participaram na manhã desta quarta-feira (6) da socialização das experiências do Alfaletrando/ PROLER – 2018 com a Assessoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com o intuito de contribuir na formação em Rede, o evento teve foco na consolidação do PROLER, a fim de possibilitar aos estudantes maior apropriação da leitura e escrita. 

O evento contou com a presença do Secretário da Educação do Recife, Bernardo D’Almeida, que discursou sobre a importância de se manter perto de todos que fazem parte da rede e da satisfação com o trabalho realizado pelo PROLER desde que foi desenvolvido. “Espero poder colaborar, como gestão, e estar perto de todos vocês, fazendo a educação da nossa rede municipal a melhor de todo o estado”, ressaltou o secretário. 

Foram discutidos temas como “A importância do Projeto Alfaletrando no PROLER Recife e perspectiva 2019”, “Prática Docente: organização do trabalho na Educação Infantil”, “Prática Docente: os objetivos do ensino específico da língua portuguesa”, “Prática Docente: objetivos de ensino e avaliação no processo de alfabetização e letramento”, cujos assessores da UFPE expuseram suas experiências com o trabalho realizado durante 2018 de acordo com suas respectivas temáticas.

A gestora da Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, professora Alessandra Félix, falou sobre a felicidade de receber os coordenadores e poder participar e dividir os ensinamentos. “Nós entendemos o nosso papel na formação continuada de profissionais da educação como sendo um momento de mediação de saberes, e ser formador da equipe de formação é um privilégio, porque recebemos os saberes que vem da escola, de vocês, e o dividimos na intenção de qualificar o nosso trabalho, o que será cada vez mais possível com essa parceria com o PROLER”, comemorou. 

Para Paula Pernambuco, coordenadora da Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar, o evento foi relevante para o entendimento e melhoria nas práticas de ensino, além de possibilitar a socialização entre eles para discuti-las ainda no início do ano letivo. “Todas as colocações feitas pelos palestrantes são interessantes e proporcionam um bom entendimento da nossa parte, acrescentando as suas experiências com o Projeto Alfaletrando, o que auxilia na evolução das práticas de ensino”, explicou.