Coordenadores pedagógicos se reúnem em fórum setorial

Os encontros mensais começaram em abril e visam a consolidação de um espaço mais efetivo para diálogo e integração. Foto: Felipe Soares/SETE

Cerca de 50 coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino do Recife participaram, nesta segunda-feira (16), do Fórum Setorial de Coordenadores Pedagógicos, que aconteceu na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Madalena. O evento teve início no mês de abril e está sendo realizado mensalmente. Nesta segunda, a Secretaria respondeu a questionamentos feitos no fórum de abril, deu orientações sobre o preenchimento das fichas de acompanhamento pedagógico e deu informes sobre a Feira de Conhecimentos e a Expoeducação, que acontecem no fim do ano. Os coordenadores também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e expor demandas das escolas em que trabalham.

De acordo com o secretário-executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais, os objetivos destes encontros, que neste mês acontecem até a próxima quarta (18), são fortalecer a construção da identidade do coordenador, integrar reflexões e práticas da função, consolidar um espaço mais efetivo para diálogo e integração, além de aproximar os profissionais do Núcleo de Coordenação Pedagógica (NCP) e demais setores da Secretaria de Educação do Recife. “O fórum é a oportunidade que temos para reunir e discutir melhorias. Nesses dias, debatemos e recebemos sugestões que resultam em ganhos para a rede municipal de ensino”.

Para o coordenador pedagógico José Ronaldo Cândido, da Escola Municipal Novo Mangue, o encontro é muito relevante. “Eu acho o fórum positivo. Deveríamos, inclusive, ter mais encontros para que pudéssemos dar mais sugestões", avalia o profissional.