Creche-escola Miguel Arraes vira palco de solidariedade e cidadania

imagem de Guilherme Vila Nova
Unidade escolar, que é um dos 35 abrigos temporários para vítimas das chuvas que caíram sobre Recife, reúne 50 voluntários que estão produzindo três mil refeições graças a doações da sociedade. Foto: Luca Jardim

A noite do último sábado (28) seria um dia muito especial para Suellen e William, jovem casal que contraiu núpcias no religioso, mas cujos padrinhos, Wilnne Prado e Aleopísio Manuel, não puderam estar presentes. O motivo foi mais que nobre. Sob a coordenação de Wilnne, gestora temporária da Creche Escola Miguel Arraes, em Roda de Fogo, o casal integra um time de 50 voluntários da sociedade civil que estão mobilizados na unidade de ensino para fornecer 3 mil refeições para pessoas vítimas das chuvas. O local é um dos 35 abrigos temporários disponibilizados pela Prefeitura do Recife para acolher as vítimas das chuvas dos últimos dias.

Wilnne trabalha na Educação do município há sete anos e atualmente é gestora da creche-escola Miguel Arraes. Ao ouvir o pedido para coordenar o acolhimento na unidade de ensino, não titubeou e cooptou o marido, motorista que estava de folga. Receberam doações anônimas via PIX no valor de R$ 10 mil e foram à caça de mercadinhos abertos para comprar mantimentos e fazer refeições, num total de 3 mil quentinhas. “Muitas pessoas, além de abrigo, estão em busca de alimentação. A comida está sendo direcionada para moradores de comunidades próximas atingidas pela água como a Várzea, a Torre, a comunidade do Detran e a própria Roda de Fogo”, esclarece a gestora.

Segundo Wilnne, o serviço, feito a muitas mãos, começou na manhã de ontem (sábado) por volta das 9h30 e o grupo já distribuiu cerca de 500 refeições. “Tivemos ajuda de gente essencial como dona Dete e Ju. Dona Dete deixou a própria casa com água e o filho pra nos ajudar na folga”, exemplifica ela ao citar Auxidete Avelino, auxiliar de cozinha que atua na creche e mora na comunidade, e também Anjuli Mendonça, coordenadora social da Central Única das Favelas (CUFA) e que se uniu ao time.

O serviço solidário, promete ela, não vai parar. Atualmente a creche-escola Miguel Arraes já acolhe vítimas das chuvas e continua com as portas abertas para quem precisar de abrigo. Para Wilnne, a missão é mais do que gratificante. “Eu faço isso por amor. Eu não escolhi a educação, ela me escolheu. E muito é bom quando ela nos escolhe, porque fazemos por amor”, revela a gestora, líder do time que multiplica solidariedade e afeto.

CAMPANHA RECIFE SOLIDÁRIO - Mobilizando uma rede de solidariedade para ajudar quem foi afetado pelas fortes chuvas, a Prefeitura do Recife intensificou a campanha Recife Solidário. A gestão municipal montou três pontos de arrecadação na cidade para receber colchões, alimentos prontos, cestas básicas e cobertores para destinar às pessoas em situação de vulnerabilidade, desabrigadas ou desalojadas.

As doações podem ser feitas no edifício-sede da Prefeitura, no Cais do Apolo; no Sítio da Trindade, em Casa Amarela; e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Empresas da iniciativa privada e entidades, como associações, ONGs e igrejas, que desejarem fazer grandes doações deverão entrar em contato com a Central de Arrecadação, por meio dos números (81) 98791-2705 e 3355-9412 ou enviar e-mail doacaorecifesolidario@gmail.com.