Creche municipal em Santo Amaro terá o dobro de vagas com investimento em ampliação

imagem de Guilherme Vila Nova
Ação faz parte do programa Infância na Creche, que vai duplicar o número de vagas em creches no Recife em quatro anos. Além da Creche Escola Ana Rosa Falcão, outras nove unidades estão com obras de ampliação neste momento. Foto: Paulo Melo/PCR

Priorizando ações em prol da Primeira Infância e da Educação da rede municipal, a Prefeitura do Recife realiza o Programa Infância na Creche com a proposta de duplicar o número de vagas em creches na capital pernambucana até 2024. Uma das medidas do programa é a ampliação da Creche Escola Ana Rosa Falcão em Santo Amaro. Com investimentos de R$ 616 mil, a unidade de ensino ganhará mais sete salas de aula, dobrando o número de crianças atendidas no local. A primeira etapa das obras, com entrega das primeiras quatro salas de aula, será concluída até o próximo dia 30 de abril. O prefeito do Recife João Campos, junto ao secretário de Educação da cidade, Fred Amâncio, conferiram de perto as obras na unidade na manhã desta terça-feira (29).

“Eu estou aqui na Creche Escola Ana Rosa, fica ao lado do Parque 13 de Maio, e a gente está fazendo a expansão dela. Hoje existem sete salas em funcionamento e a gente está construindo mais sete. Com isso, a gente dobra a capacidade dessa creche. Assim como a gente está fazendo essa aqui, nesse momento, existem 10 em expansão, desse tamanho, e fazem parte do Programa Infância na Creche. A gente tem a meta de, em quatro anos, construir 7000 vagas em creches na cidade”, destacou João Campos. “A gente sabe o quanto isso é importante e demanda um esforço e dedicação de todos nós, mas lugar de criança é dentro da sala de aula, e tendo direito a creche de qualidade. Então, junto com a Secretaria de Educação e o secretário Fred Amancio, a gente tem coordenado esse plano e visto obra nos quatro cantos da cidade, expandindo as unidades e gerando atendimento, vaga e aprendizagem de qualidade”, finalizou ele.

Na primeira etapa, serão  feitas três salas de aula com 29m2 e uma sala maior, com 44m2. A ampliação ainda contará com duas baterias de banheiros masculinos e femininos em um total de 174m2 de área construída. A parte ampliada terá laje e cobertura em telhas de fibrocimento, as salas terão revestimento do piso em granilite e as paredes contarão com um revestimento cerâmico. O tamanho das outras três salas de aula, da segunda etapa da requalificação, ainda serão definidos.

Atualmente, a Creche Escola Ana Rosa Falcão conta com sete turmas em funcionamento, sendo duas dos grupos III e IV e três do grupo V, totalizando 134 estudantes. “Estamos ansiosos para inaugurar mais uma obra de ampliação, gerando mais vagas para a comunidade. Isso reforça ainda mais o compromisso que firmamos em expandir a quantidade de crianças dentro das nossas escolas. É oferecendo um espaço de qualidade que vamos colaborar para um futuro ainda melhor para os nossos estudantes da Rede Municipal do Recife”, comemorou Fred Amancio.

Assim como a requalificação da Creche Escola Caranguejo Tabaiares, entregue à comunidade escolar na última segunda-feira (28), a ampliação da Creche Escola Ana Rosa Falcão faz parte do Infância na Creche, programa da Prefeitura do Recife que tem como foco principal ampliar a oferta de vagas em creches, além de qualificar a etapa de educação infantil no Recife. Cerca de 7000 mil novas em creches serão criadas até 2024, dobrando a oferta da cidade. Representando o maior investimento em creches e na educação infantil da história da educação do Recife, o Programa Infância na Creche envolve quatro grandes eixos: construção de novas unidades, ampliação de unidades já existentes, creches em parceria com instituições sem fins lucrativos e a construção de unidades em regime de Parceria Público-Privada (PPP).

Fotos: Paulo Melo/PCR