Creche Municipal São João recebe visita do pianista Amaro Freitas

Além do pianista, a apresentação também contou com Jean Elton e Hugo Medeiros, baixista e baterista que completam o trio. Foto: Nahyara Batista/PCR
Cerca de 70 crianças, de 1 a 3 anos, mantiveram olhos vidrados enquanto apreciavam a um verdadeiro show ao vivo de música instrumental na manhã desta quarta-feira (16), na Creche Municipal São João, localizada no bairro da Macaxeira. Atentos aos movimentos do pianista recifense Amaro Freitas e de seus companheiros Hugo Medeiros e Jean Elton, alunos, professores e funcionários da creche se encantaram com a performance do trio, que tem angariado elogiosas críticas graças ao seu álbum de estreia, Sangue Negro, com o qual já percorreu cidades como Fortaleza, Natal e Florianópolis. A apresentação marcou o encerramento do "Projeto Cultura Popular Pernambucana: Uma riqueza de encantos mil", trabalhado nas turmas da educação infantil desde o mês de junho.

Responsável pelo projeto, a professora Elaine Monteiro trabalha, de forma lúdica, temas relacionados à cultura popular pernambucana para incentivar o interesse das crianças desde cedo. "É importante que elas tenham o contato com os trabalhos culturais realizados próximos a ela. Em sala de aula, exploramos a vida de Amaro, que passou a infância em uma comunidade próxima à creche, em Nova Descoberta, e se interessou pela música aos seis anos de idade", afirmou. Elaine ainda ressaltou a importância de o artista pernambucano ser alguém próximo à realidade das crianças. "Elas assimilaram detalhes da vida de Amaro e passaram a admirar ele como 'tio', e não como um pianista nacionalmente reconhecido", concluiu.

Antes de começar a apresentação, Amaro falou diretamente com as crianças. "Quero que todo mundo aqui repita comigo: eu posso ser o que eu quiser ser", sendo copiado em seguida por todos os presentes. Em seguida, o artista sentou-se ao teclado e tocou, além de músicas de Sangue Negro, famosas cantigas infantis, que foram rapidamente reconhecidas pelas crianças. "Não me preocupo sobre elas reconhecerem cada instrumento tocado, mas que elas reconheçam a melodia, curtam e guardem na memória este momento que tiveram comigo", disse. "Meu primeiro contato com a música foi através do meu pai. Espero que eu seja um incentivo para alguma criança aqui", contou.

Como forma de integrar, cada vez mais, a unidade de ensino e a comunidade na qual está inserida, a Secretaria de Educação do Recife sempre incentiva a presença dos responsáveis dos alunos, convidando-os para os eventos. A coordenadora pedagógica Suzana Farias considera importante a presença dos responsáveis pelos alunos. "Assim como Amaro foi incentivado pelo pai, esperamos que, com experiências como esta vivenciada hoje, possamos mostrar aos pais e mães as possibilidades de futuro que as crianças têm acesso na creche", afirmou.

Ao final da apresentação, Amaro levou de lembrança um um quadro pintado com tinta guache, produzido em grupo por todas as crianças da Creche São João. Na arte, os alunos preencheram, com digitais, uma imagem de perfil do artista. Para Iranilda Soares, avó da Júlia, de 1 ano e meio, esse tipo de trabalho é uma ótima iniciativa da Prefeitura do Recife. "Sei que essas atividades são incentivadas pelas próprias professoras e eu acho importante que minha neta tenha contato com música boa logo cedo", contou, enquanto observava a neta vidrada na apresentação do pianista e de seus companheiros, que se despediram do Recife com esta apresentação, pois retomam a turnê e embarcam para shows em São Paulo e no Rio de Janeiro na próxima semana.