Creche Zacarias do Rêgo Maciel inaugura espaço tecnológico infantil

Equipada com cinco mesas interativas, a sala usará a tecnologia para estimular a alfabetização e a produção literária dos alunos. Foto: Carlos Augusto/PCR

A Creche Municipal Zacarias do Rêgo Maciel, no Alto Santa Terezinha, inaugurou, na manhã da quarta-feira (20), o Espaço Tecnológico Infantil Eduardo Campos. Equipada com cinco mesas interativas que vão auxiliar na alfabetização dos alunos, a sala vai estimular o desenvolvimento de competências e habilidades tecnológicas na educação infantil, facilitando o processo de letramento. O ato marcou, também, o lançamento do projeto Circuito do Forró, que levará artistas como Santanna, Cristina Amaral e Beto Hortis para shows e oficinas culturais na comunidade.

A gestora da creche Zacarias, Ana Hilário, ressalta que o Espaço Tecnológico vai incrementar a produção literária dos alunos. "Todo ano nós lançamos um livro com histórias criadas por eles. Esse ano, o tema será 'João e Maria'. Já temos aula de robótica e, até setembro, será inaugurada a Casa da Árvore, com uma biblioteca convencional e outra digital", destaca. O material de apoio do Espaço Tecnológico possibilita a realização de brincadeiras educativas, jogos de memória, contação de histórias e exercícios matemáticos. A creche Zacarias atende 179 crianças, do berçário ao Grupo 5.

O forrozeiro Beto Hortis é um dos artistas envolvidos no projeto Circuito do Forró, parceria da creche com a Sociedade dos Forrozeiros Pé de Serra (Sofops).  Nesta quarta, ele tocou sanfona e cantou a música "Ana Maria", de Santanna, com um grupo de alunos. "Quando eu tinha a idade deles, nunca tive a oportunidade de ver um artista popular na minha escola. Esse projeto é muito importante para que as crianças entendam e conheçam o verdadeiro forró, além de outras manifestações da nossa cultura, como o frevo", disse.

TECNOLOGIA - A rede municipal de ensino do Recife conta hoje com 636 mesas interativas (ou educacionais) instaladas em 172 escolas e creches. Elas são usadas pra auxiliar a alfabetização dos alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, além de serem utilizadas com estudantes deficientes. Para que possa ser usada por alunos cegos e surdos, as mesas são equipadas com software especial que adapta as funcionalidades disponíveis à Libras e ao braille. Os equipamentos também facilitam o aprendizado de matemática, aliando os conteúdos da grade curricular a jogos interativos. Cada mesa comporta seis crianças por vez.

Fotos: Carlos Augusto/PCR