Creches e Creches-Escola do Recife recebem novos kits do Programa Brinqueducar

imagem de Paulo H
Cerca de 8.000 kits estão sendo entregues, contemplando brinquedos e livros para as unidades de ensino, estudantes e professores da rede Foto: Roberto Lira

A Secretaria de Educação do Recife iniciou a entrega dos novos kits do Brinqueducar, programa que busca favorecer todo o processo relacionado ao neurodesenvolvimento infantil e ao desenvolvimento pessoal, intelectual e social da criança. Cerca de 8.000 kits com brinquedos e livros para as unidades escolares, estudantes e professores estão sendo entregues em todas as creches e creches-escola da rede. A entrega simbólica deste novo ciclo de materiais pedagógicos do Brinqueducar aconteceu na Creche-Escola Mércia Maria Bezerra Costa, localizada no bairro de Nova Descoberta, e contou com a presença do secretário Fred Amancio e da secretária executiva de Gestão Pedagógica, Juliana Guedes. 

Os kits - chamados de Descobrincar - visam apoiar a prática pedagógica, por meio de recursos didáticos que apresentam a finalidade de proporcionar aos estudantes dos grupos IV e V, a partir de uma perspectiva lúdica, o prazer pelas investigações, descobertas e experiências que favorecem o processo de aprendizagem e desenvolvimento no cotidiano escolar. Além da entrega dos kits, a Secretaria de Educação realizará encontros formativos para que os professores conheçam os kits e recebam orientações quanto ao uso do material em sala de aula. 

“O Descobrincar vem com uma temática de fazer com que a aprendizagem seja uma descoberta. Então, temos os baús pedagógicos que contém materiais didáticos que, devidamente orientados pelos professores, fazem com que as crianças descubram outros conhecimentos e experimentem na prática. Dependendo da gavetinha que a criança abrir, ela encontrará um material para uma determinada finalidade. Além de ser bonito, é divertido e pedagogicamente adequado para essa fase de curiosidades da criança”, diz Juliana. 

Ainda de acordo com a executiva de Gestão Pedagógica, estes kits são apenas uma parte do Brinqueducar. “Nós vamos realizar a entrega de outros materiais que irão complementar essa ideia maior que a ludicidade na educação infantil e no processo de ensino e aprendizagem”, completa.