Culminância da estratégia Família+ Recife promove ações de cuidado com coordenadoras pedagógicas da Rede Municipal de Ensino

imagem de Guilherme Vila Nova
Iniciativa foi realizada nesta segunda (11), no Parque de Apipucos. Foto: Paulo Melo/PCR

O Parque de Apipucos, localizado na Zona Norte da cidade, recebeu nesta segunda-feira (11) um evento de acolhimento e culminância da ação da estratégia Família+ Recife. A iniciativa, que envolve a primeira infância, reuniu coordenadoras pedagógicas de 60 escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade que se empenharam em executar e cuidar do projeto ao longo dos três meses de trabalhos executados.

O Família+ Recife é uma estratégia multinível de um sistema de apoio e compartilhamento de informações e atividades por meio de mensagens digitais para as famílias e/ou responsáveis. O objetivo é justamente o de apoiar os familiares e cuidadores sobre a importância do desenvolvimento infantil por meio de informações e atividades recreativas, além de oferecer oportunidade para o fortalecimento de laços entre a escola e a família.

“Esse momento demonstra a importância de a gente olhar para a criança nos primeiros anos de vida. Durante a primeira infância é muito importante trazer essa família para perto. Às vezes, na rotina do dia a dia, acabamos deixando passar interações simples com essas crianças. Nossa estratégia é passar dicas simples de ações que podem ser realizadas pela família que contribuem para o desenvolvimento dessa criança em diversas áreas, além de criar memórias afetivas”, explicou Ana Luiza Colagrossi, Idealizadora da estratégia Família+ e fundadora do Espaço ARA. 

A ideia da culminância foi cuidar de quem cuida. Para isso, a programação contou com uma dinâmica de acolhimento com Luciana Araújo (Tia Lu), intitulada como “Comece por você: cuidar do educador é cuidar de você”, além de relatos de experiência acerca das vivência do Família+ Recife nas unidades educacionais. 

“Escola e família formam uma grande parceria e nós sentimos diariamente dentro da escola a importância do cuidado com essa relação. Quando trabalhamos juntos isso traz vários benefícios para as crianças. Repassamos a importância do brincar, de realizar atividades dentro de casa. Isso faz com que a gente sinta a diferença nessas crianças com famílias mais presentes. Essa afetividade influencia diretamente no comportamento delas”, destacou Daniele Pinheiro, Coordenadora Pedagógica da Creche Municipal Alcides Restelli Tedesco. 

“Essa é uma estratégia de continuidade que foi construída junto com Ana Luiza Colagrossi, do Espaço ARA, com apoio da Fundação Van Leer e que hoje faz parte da nossa cidade, construída para a nossa cidade. Ele se tornou uma grande porta de se chegar na família, com incentivo ao afeto, ao uso do espaço urbano e à propagação da cultura dentro das famílias. Já temos depoimentos de familiares emocionados por hoje ter esse contato maior com as crianças”, revelou Luciana Lima, secretária executiva da Primeira Infância. “Esse é um momento muito especial, de um projeto bonito que só ficou de pé porque muitas pessoas abraçaram. Nosso papel enquanto rede é muito importante nesse desenvolvimento. É uma iniciativa que extrapola os muros da escola e promove a aproximação das famílias”, complementou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

 
Fotos: Paulo Melo/PCR