Culminância do projeto Estudante Protagonista 2018 reúne alunos e educadores no Teatro Luiz Mendonça

Apresentações de teatro e contação de história marcaram o evento, que tem como objetivo estimular ações de protagonismo estudantil. Foto: Wesley D"Almeida/PCR

O teatro municipal Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, foi palco, na tarde de terça-feira (16), das apresentações culturais e pedagógicas da educação infantil, na faixa etária dos três aos cinco anos, produzidas dentro do projeto Estudante Protagonista 2018 da Secretaria de Educação do Recife. Alunos, professores e coordenadores pedagógicos de nove unidades de ensino produziram peças de teatro, música e dança utilizando como temática “O fantástico mundo da imaginação”, dentro das ações do ano letivo “Ler para sonhar, escrever para criar”.

As apresentações envolveram cerca de 200 crianças, que não se intimidaram diante de uma plateia de mais de 400 pessoas, formada principalmente por pais e coleguinhas. A Escola Municipal 14 Bis, de Boa Viagem, apresentou o musical “Fulô de Mandacaru”, já o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Nosso Senhor Jesus do Bonfim (Estância), levou para o palco o teatro musicado “O circo”, enquanto o CMEI Brasília Teimosa “invadiu” o teatro com “pequenos animais” da “A arca de Noé”.

O público também foi brindado com a peça “Eu conto de cá, tu contas de lá”, do CMEI Bernard Van Leer (Brasília Teimosa), além do musical “Cantiga folclórica meu boi”, do CMEI Eduardo Campos (Cohab) e a história da “Princesinha Arabela mimada que só ela”, apresentada pelos alunos do CMEI Estrela da Manhã, da Imbiribeira.

Um dos destaques das apresentações desta terça-feira ficou por conta do teatro musicado “Brincadeiras no Sítio”, produzido por alunos e educadores do CMEI 08 de Março, do Ibura. “Levamos para o palco 36 crianças, de quatro e cinco anos, para contar a história de uma família que gostava muito de Ler e tem um contato mágico os personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo”, destacou a coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Andréa Nascimento, que também participou da apresentação como a boneca Emília. “Essa é a 1ª vez que nossa escola participa do estudante protagonista. Foi uma experiência maravilhosa. Acho que a magia da música e dança contribui muito para o desenvolvimento da criança”, argumentou.

As pequenas alunas do CMEI Mãezinha do Coque, Saphira Luiza e Esther Cavalcanti, de quatro anos, esbanjavam alegria após apresentarem no palco o musical “O folclore brasileiro”. Saphira contou que dançou o Boi Tatá e cantou o Sapo dentro do Saco. “Foi muito divertido”, resumiu. Já Esther foi a sereia Iara, da lenda do mesmo nome. “Foi muito legal ser sereia. Cantei bastante e só não pude dançar porque meus pés eram rabo de peixe”, explicou sorrindo.

Segundo a técnica da Divisão de Educação Infantil da Secretaria de Educação, Célia Santos, tudo correu como previsto. “O estudante protagonista é um projeto muito importante também para as crianças, pois permite que elas, desde cedo, se sintam integrantes do processo de aprendizado, através de experiências educativas que favorecem a autonomia, a criatividade e a motivação”, ressaltou.

Célia lembrou que no atual ano letivo o trabalho com literatura infantil e a contação de histórias populares têm recebido uma atenção especial. “Contribui para isso o uso constante do acervo de livros do programa Brinqueducar, da rede municipal de ensino”, garantiu, explicando que tudo que foi mostrado hoje no Teatro Luiz Mendonça é apenas uma pequena mostra do que ocorre no dia a dia na educação infantil da PCR.