Da Ciranda da EJA para a Ciranda da Vida: estudantes apresentam exposição temática sobre Paulo Freire

imagem de Guilherme Vila Nova
Alunos da Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura do Recife desenvolveram atividades dentro das salas de aula. Foto: Paulo Melo/PCR

Em um projeto que saiu dos corredores e salas de aula das escolas municipais do Recife, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresentaram a exposição “Da Ciranda da EJA para a Ciranda da Vida”. A iniciativa foi aberta para estudantes e professores, na última terça-feira (27), na Escola de Formação de Educadores do Recife, e também contemplará os gestores, nesta quinta (29), na Escolinha de Arte do Recife.

A exposição nasceu a partir de ações realizadas dentro das unidades de ensino, levando os estudantes a conhecer quem foi Paulo Freire, o grande Patrono da Educação Brasileira. Na ocasião, os professores trabalharam atividades voltadas para o tema em forma de rodas de conversas, promovendo o debate e escuta dos mais diversos pontos de vista sobre o assunto.

A partir daí, os estudantes produziram os materiais que foram expostos no evento. São cartas, textos, livretos, cartazes, cordéis, poesias, jograis, histórias em quadrinho, produção de imagens e pequenos vídeos com depoimentos dos estudantes, todos destacando as aprendizagens realizadas em sala de aula e expondo ao público presente o que foi desenvolvido a partir de tudo o que foi aprendido, dando visibilidade à Rede Municipal do Recife e aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. 

“O projeto surgiu, primeiramente, da importância deles compreenderem quem é Paulo Freire e os seus feitos para a educação. Trazer para eles esse conhecimento e fazer com que eles se sintam prestigiados com outras pessoas acompanhando o trabalho que eles desenvolveram com tanto carinho na escola”, explicou Bruno Oliveira, Chefe de Divisão da EJA. 

Sandra Silveira que o diga. Aos 52 anos, ela voltou há quatro meses para a escola e já tem colhido os frutos que a educação pode proporcionar. Queria que todo mundo pudesse fazer o que eu estou fazendo. É muito bom voltar a estudar. Desde que entrei na escola muita coisa mudou e aprendi demais. Foi lindo falar sobre Paulo Freire e fico empolgada de estar aqui apresentando meu trabalho”, detalhou a estudante da Escola Municipal Alto Santa Terezinha. 

Durante a trajetória do projeto, foram realizados espetáculos itinerantes compostos por músicas, poesias e textos baseados nas obras de Paulo Freire. Ao todo, participaram da iniciativa as Escolas Municipais Bola na Rede, São Cristóvão, Nova Descoberta, Alto Santa Terezinha, Mércia de Albuquerque, Presbítero José Bezerra, Novo Pina, Engenheiro Guilherme Muniz, UR5, Sônia Maria Araújo, Clarice Lispector, Ebenezer Gueiros, Rodolfo Aureliano, Pais e Filhos e Henoch Coutinho.

 
Fotos: Paulo Melo/PCR