Dedicação e afeto é a receita do sucesso de professores da Rede de Ensino do Recife

imagem de Paulo H
Atitude e o uso de projetos com temas relacionados aos interesses dos estudantes fazem a diferença na aprendizagem

Os professores têm uma missão: contribuir com a formação de pessoas. Eles são agentes de transformação, descobridores e incentivadores de talentos. É o caso da professora de tecnologia da Rede Municipal do Recife, Sandra Amorim, que tem feito a diferença entre seus alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal da Mangabeira. Ela teve a ideia de realizar o Projeto do livro e do documentário “Aquela Velha Infância”. O conteúdo dos dois é resgatar as brincadeiras e brinquedos de infância. O livro foi lançado, na XXII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco e o documentário será lançado no Encine (Encontro Municipal de Audiovisual na Educação), que acontecerá ainda este ano.

O Projeto trabalhou o lúdico e os conteúdos pedagógicos, através dos quais os 28 estudantes construíram brinquedos de antigamente e também foi realizada uma oficina de brincadeiras, produção de vídeos e colhidos e relatos das experiências vividas. O projeto fez com que os alunos, com idades entre 22 e 70 anos, se sintam crianças e motivados, inclusive, a não desistirem do curso, algo muito comum na educação de adultos.

Sandra diz que ser professora sempre foi seu sonho, que decidiu realizar aos 6 anos de idade, quando escreveu uma redação respondendo à pergunta sobre o que iria ser quando crescesse. Sempre estudou em escolas da Rede Municipal do Recife e, em 2000, prestou vestibular e passou de primeira em Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco(UFPE). “Fiz pedagogia por escolha e não por falta de opção”. Sandra Amorim trabalha com tecnologia na Unidade de Tecnologia na educação e cidadania (UTEC)/Sítio da Trindade e seu sonho é conseguir ampliar o número de docentes que usam a tecnologia em sala de aula.

Outra professora da rede que tem felicidade ensinar é Elaine dos Santos. Ela topou o desafio de alfabetizar uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Dois Rios (Ibura – Recife). Alguns não sabiam assinar o nome e a dedicação da docente fez com que eles iniciassem a alfabetização e chegassem a trocar a digital pela assinatura no documento de identidade. Hoje, cinco deles já conseguiram realizar esse sonho.  Os alunos têm entre 40 e 70 anos e já estavam há mais de 3 anos tentando aprender a ler e escrever, mas desistiam por cansaço ou desestímulo.

A dedicação e paciência da professora ficaram conhecidos e ela foi ganhando mais alunos, os 15 iniciais passaram para 20. “É primordial termos carinho por nossos alunos”, disse Elaine. A professora realizou com eles um projeto de Construção de Jogos Matemáticos a partir de materiais recicláveis, o que despertou maior interesse e participação dos estudantes com relação à aprendizagem e atividades escolares.  Como resultado, os estudantes conseguiram desenvolver o aprendizado e muitos já estão escrevendo o nome e soletrando as primeiras palavras.

Esses são só dois exemplos dos cerca de 6 mil outros mestres que atuam na Rede de Ensino do Recife com extrema dedicação, amor e sensibilidade, formando cidadãos críticos e capazes de escrevem seus destinos.