Dez cidades da Região Metropolitana participaram do II Fórum Intermunicipal de Cultura de Paz

imagem de Paulo H
O tema deste ano foi Bullying e Feminicídio desafios para as políticas públicas

Bullying e Feminicídio desafios para as políticas públicas foi o tema do II Fórum Intermunicipal de Cultura de Paz, promovido pela Prefeitura do Recife, que aconteceu na última quinta-feira (19), de 8h às 17h, na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire – EFER - auditório Dom Hélder (1º andar). Representantes e Técnicos de secretarias e órgãos de pelo menos dez municípios (Recife, Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda e Paulista) discutiram temas e estratégias que possibilitem a disseminação de uma cultura de paz no ambiente escolar.

O secretário de Educação do Recife, Bernardo D’Almeida fez a abertura do evento. No primeiro painel foi abordado o Bullying: desafios socioafetivos e educacionais frente ao suicídio, com os psicólogos, Alcione Melo Trindade  e Alexsandro Silva de Andrade. Em seguida ocorreu o debate com a mediação da vereadora Ana Lúcia. No final da manhã foram apresentadas experiências de sucesso de prevenção à violência na Rede de ensino do município do Paulista e do Governo do Estado de Pernambuco, com a Gerente de Apoio Discente e Articulação Comunitária, Valdenize Honório e com a Coordenadora Geral de Planejamento e Articulação da GRE Recife Norte, Verônica Campos.

À tarde, a deputada Estadual Gleide Ângelo, falou sobre Feminicídio na Juventude: refletindo e propondo políticas públicas, com mediação da psicóloga Gilane Cordeiro. seguida da apresentação de experiências exitosas apresentadas pela secretária executiva de Direitos Humanos – PCR, Elizabete Godinho, e o coordenador de território Recife da Visão Mundial, Kess Jones.

O Recife tem um Núcleo de Enfrentamento à Violência Escolar (Neve) que faz um trabalho de prevenção e eliminação do bullying e outras formas de hostilidade ou violência nas escolas da Rede Municipal, realizando palestras, rodas de conversas e oficinas. Em 2018, 112 unidades foram atendidas pelo Núcleo com 139 dessas atividades. Desde o ano passado o Neve trabalha com o Projeto Paz Leis que orienta os estudantes sobre seus direitos, sobre a Lei Maria da Penha, sobre cyberbullying, relacionamento interpessoal, nas escolas que apresentam maior vulnerabilidade no quesito violência, tanto interna como na vizinhança. Este ano o Projeto atendeu mais de 600 alunos.

Foto: Cortesia