Educação promove IX Seminário de Gênero

Entre os temas abordados estão "As mulheres em defesa dos direitos humanos" e "Mulheres e a descolonização da educação" (Foto: Cortesia)

A Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife promoveu o IX Seminário de Gênero: as mulheres em defesa dos Direitos Humanos, durante a quinta-feira, 14. O evento aconteceu na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire (EFER), localizada no bairro da Madalena.

A programação do seminário contou com compartilhamento de experiências, palestras e exposições. Também foram apresentadas sugestões e possibilidades para as narrativas de gênero na Educação, como mecanismo de defesa dos direitos adquiridos historicamente.

A técnica pedagógica Regina Gouveia, técnica pedagógica do GTES, “Trabalhar gênero em sala de aula é muito pertinente. Lá é um local marcado pela diversidade e problematização. Com essa prática pedagógica deixamos mais evidente o papel da mulher na sociedade”, declarou a técnica pedagógica, Regina Gouveia.

A primeira palestra do dia foi ministrada pela doutora em Antropologia Maria Cecilia Patrício, com o tema "As mulheres em defesa dos direitos humanos". A professora Nathalie Sena, da Escola Municipal Presbítero Jose Bezerra, participou do encontro que considerou produtivo. “Gostei muito da palestra de Maria Cecilia porque ela defendeu os direitos humanos e falou sobre as mulheres.Vale apena ressaltar que o público em sua maioria foi composto pelas mulheres”, comentou a professora.

No período da tarde, o encontro foi com a professora com PhD em Educação, Deise Botelho, que abordou o assunto "Mulheres e a descolonização da educação". Os professores da rede municipal de ensino que foram ao seminário também puderam participar da exposição "Feminismo negro no palco da história", da antropóloga e acadêmica Lélia Gonzalez.