Educadores participam do I Colegiado de Gestores Escolares da Rede de Ensino do Recife

imagem de Guilherme Vila Nova
Evento teve por objetivo debater as ações que devem ser realizadas no ano letivo de 2022. Foto: Paulo Melo/PCR

Preparar a escola é o primeiro passo para um bom acolhimento dos estudantes para o início do ano letivo. Além disso, debater as ações que devem ser realizadas ao longo do ano e permitir uma troca de experiência com outros profissionais da área fazem toda a diferença para um processo de aprendizado mais efetivo. Pensando nisso, a Secretaria de Educação do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Gestão de Rede, realizou, nesta quinta-feira (20), o I Colegiado de Gestores Escolares da Rede de Ensino do Recife. O evento foi realizado na Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR).

A reunião contou com a participação do secretário executivo de Gestão de Rede, Gleibson Cavalcanti; a secretária executiva de Gestão Pedagógica, Juliana Guedes; a secretária executiva de Projetos, Tecnologia e Inovação, Lígia Stocche; e o secretário executivo de Administração e Finanças, Ednaldo Moura, além do secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. Juntos, todos contribuíram para o debate, trazendo falas de acordo com suas respectivas esferas. 

“É uma alegria estar reunindo os educadores do Recife. É um dia de orientações sobre as diversas ações que serão colocadas em prática em 2022. Queremos ter mais alguns encontros com caráter informativo, e também com temas mais específicos, ao longo do ano. Todo enquanto escola tem um papel muito importante para as comunidades. O nosso foco principal é fortalecer cada vez mais a nossa rede, e a gente espera um ano novo bastante positivo. Estamos com esperança de viver momentos melhores depois desses anos tão difíceis”, falou Fred Amancio. “Esse é um momento de intercâmbio de experiências, além do caráter informativo, para passarmos tudo o que estamos planejando para este ano. É neste momento também que os gestores recebem os calendários do ano letivo e a faixa de boas vindas, para já irem preparando as escolas”, complementou Gleibson. 

O principal foco do evento estava no gerenciamento e na preparação desses gestores e dos espaços escolares para o início do ano letivo. Durante a reunião, os profissionais da educação foram orientados sobre todo o processo de volta às aulas, processo de matrícula, preparação das escolas diante do cenário de pandemia que o mundo ainda vive e ações a serem realizadas durante o ano. 

“É sempre muito importante nos reunirmos e tomarmos um direcionamento. É uma excelente oportunidade para a troca de ideias com as colegas, o que é muito válido, porque aguça a nossa criatividade. A gente sente que o nosso ano letivo começa agora. Esse é o nosso ano novo”, brincou Elione Rios, gestora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Darcy Ribeiro, localizada no Cordeiro. 

A gestora Fernanda Helena da Conceição, da Escola Municipal Historiador Flávio Guerra, do bairro do Passarinho, arrematou a fala da colega, destacando a empolgação com o tema de 2022. “Confesso que assim que cheguei e visualizei o tema, já pensei o que iria realizar na minha escola ao longo do ano. Isso já me colocou para pensar em movimentos para tornar a escola ainda mais atrativa de acordo com o tema do ano letivo. É muito bom ter esse momento em conjunto, para iniciarmos as atividades já sanando todas as dúvidas”.

 
Fotos: Paulo Melo/PCR