EFER Prof. Paulo Freire reúne estudantes para V Mostra Literária

Ação busca aproximar os alunos ao universo da biblioteca e também socializar as experiências e trabalhos produzidos ao longo do ano. Foto: Adrielly Licia/Detec

A Secretaria de Educação do Recife promoveu, na tarde desta quinta-feira (29), na Escola de Formação de Educadores Professor Paulo Freire (EFER), na Madalena, a V Mostra Literária Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL). O evento, que teve início na quarta-feira, 28, contou com a participação de 240 estudantes de seis escolas municipais, além de professores de biblioteca da rede municipal de educação. Com o tema “Literatura: Porta de entrada para diálogos múltiplos entre conhecimentos, realidade e imaginação”, a ação teve o objetivo de proporcionar momentos de socialização de práticas pedagógicas vivenciadas por professores de biblioteca das unidades educacionais da rede.

“O evento é uma oportunidade de aproximar os alunos ao universo da biblioteca e também socializar as experiências e trabalhos produzidos ao longo do ano nas salas de aula, com outras escolas”, revelou Ivana Albuquerque, coordenadora do PMBFL. A mostra literária faz parte do cronograma anual de atividades do Programa, que contou com apresentações culturais, visitação da biblioteca Clarice Lispector, socialização das experiências dos professores de biblioteca e exposição de trabalhos, que fica exposto no hall principal da EFER até dia 3 de dezembro.

Na quinta à tarde, alunos das escolas Antônio Heráclio do Rego e Waldemar Valente participaram de várias atividades; entre elas, visita a Biblioteca Clarice Lispector, na EFER Paulo Freire. Além de conhecer um pouco sobre a vida e obra da escritora nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira, os estudantes ficaram por dentro do funcionamento do local, além de descobrir algumas curiosidades. Os estudantes também puderam olhar, folhear e apreciar o acervo do lugar, que possui mais de 14 mil títulos. A aluna Ester Nascimento, 11, estudante do 5° ano da Escola Waldemar Valente contou que gostou muito da experiência. “Gosto muito de ler gibis, histórias de assombração e folclore, então hoje foi um dia especial porque pude conhecer uma biblioteca maior, com livros que não temos. Foi muito divertido”, comemorou.

Após a visitação, os alunos se reuniram no pátio da EFER para assistir à apresentação cultural “Matar sapo dá azar” criado pelo professor de biblioteca Jorge Rivadavia. O professor conta que o livro, de autoria do escritor Hardy Guedes, sempre chamou atenção dos alunos e por isso decidiu criar uma história a partir dele. “O texto é uma interação entre a literatura e a ecologia, uma discussão importante nos dias atuais”, contou. “Esta ação serve principalmente para dar destaque à biblioteca, valorizar a convivência do lugar com a escola como um todo e aproximar os estudantes da leitura. Nossa missão é ensinar brincando, é o que eu busco praticar com meus alunos”, finalizou o professor.

Comunicação/DETEC