EFER Recebe Exposição da III Ciranda Literária da Educação Infantil

imagem de flavia

 

Na última terça-feira (13) a Escola de Formação de Educadores do Recife- EFER foi palco da Exposição da III Ciranda Literária da Educação Infantil, que vai até o dia 20 de novembro.

O trabalho  surge como um espaço de socialização de atividades pedagógicas com foco na literatura infantil, a partir das obras do Programa Brinqueducar, que busca dar visibilidade a interação das crianças desde a creche até o grupo 5 da Educação Infantil. Sessenta unidades escolares trabalharam durante o ano elaborando os projetos, número que superou as expectativas, pois, no primeiro ano apenas vinte unidades participaram.

A exposição conta com trabalhos feitos pelas escolas com materiais recicláveis, muitas imagens e brinquedos que fazem parte do dia a dia das crianças, que representam as literaturas lidas por elas. Transmitindo assim a importância da literatura, da imaginação e do conto, os docentes fazem essa mediação entre a criança e a leitura, e a partir desse momento ela começa a ser atraída pelo livro e desenvolve a sua imaginação e a sua criatividade e aumenta seu potencial de fala e de argumentação.

“É importante mostrar esse potencial que os nossos professores têm de reconhecer e viabilizar os trabalhos das crianças nas unidades, que muitas vezes não é mostrado a outros professores. E aqui eles podem mostrar os seus trabalhos e dar ideias para os outros colegas de profissão. São projetos socializados com a relação de interação formativa”, ressaltou Jackelane Barros, da equipe da Divisão de Educação Infantil.

Sheilla Patrícia dos Santos é docente do grupo 4 da Escola Municipal Frei Tadeu Glaser e estava apreciando a exposição. “A exposição está linda. Percebemos que cada trabalho foi feito pelos próprios alunos, tem a mãozinha deles ali, e isso deixou ainda mais bonito. Eu nunca tinha visto uma exposição desta”, disse.