Em evento aberto ao público, Secretaria de Educação do Recife promove II Jornada Pela Primeiríssima Infância

imagem de Guilherme Vila Nova
Programação conta com palestras e debates sobre práticas pedagógicas e a importante interação das crianças com a natureza. Foto: Paulo Melo/PCR

Em um evento totalmente aberto ao público, com o intuito de ampliar os conhecimentos gerais sobre essa faixa etária - que vai da gestação aos 3 anos de idade - e a importância de ações voltadas especificamente para esse público, a Secretaria de Educação do Recife, ao lado do projeto Aldeia da Infância, promove a II Jornada Pela Primeiríssima Infância. A iniciativa, realizada nesta quinta (1) e sexta-feira (2) no auditório da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), é totalmente gratuita. 

Dando continuidade às atividades que vêm sendo realizadas ao longo do ano pela Secretaria Executiva da Primeira Infância do Recife, a jornada conta com diversas palestras abordando temas que envolvem crianças e a importância da interação com a natureza. Para o primeiro dia, os presentes puderam acompanhar a apresentação do Coletivo Taboa e Júlia Berro - pesquisadora das infâncias e co-criadora do coletivo -, que abordou o tema ‘As observações de crianças livres na natureza e a experiência dos parques naturalizados’, além da palestra ‘Ser educadora de bebês e da natureza’, promovida por Tetê Brandão (Mestre em Educação, Culturas e Identidades), Anna Karolina Fidelis (Mestre em Ensino) e Alanna Morais (pedagoga), da Aldeia da Infância.  

“É muito importante dar esse lugar de autonomia para a criança. Isso impacta no desenvolvimento do corpo, cognitivo, emocional e espiritual. São diversas as linguagens que estão em jogo quando deixamos a criança livre, brincando. Precisamos dar essa oportunidade de confiar na criança, nas escolhas dela e alimentar essa pesquisa delas desbravando o mundo”, explicou Júlia Berro.

A programação do segundo dia conta com três atividades, envolvendo palestras sobre ‘Brincar, arte e natureza’, com Mariana Americano (formadora de educadores e membro da Associação e Rede Pikler Brasil); ‘Concepções e práticas da ação pedagógica com os bebês: perspectivas da política do ensino do Recife’, com Ana Cristina Avellar (Gerente de Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Anos Iniciais do Recife) e Célia Santos (Técnica Pedagógica da Divisão de Educação Infantil do Recife). O evento será encerrado com a palestra ‘Conversa aberta: brincar na natureza, a natureza dos bebês”. 

“A abordagem da natureza tem sido muito necessária após esse período mais crítico da pandemia, onde precisamos passar por um isolamento social, o que dificultou o desenvolvimento infantil. Agora a gente está vendo a importância de trabalhar esse tema e trazer mais conhecimento para a nossa Rede Municipal do Recife como um todo e também para toda a sociedade”, destacou Luciana Lima, secretária executiva de Primeira Infância. 

“A gente fica muito feliz em promover um evento como esse. Ter esse olhar intersetorial é o desafio de assumir a coordenação dos projetos de Primeira Infância sempre articulados com outras secretarias. Essa jornada, além do conteúdo em si, possui justamente esse objetivo, de unir diversas temáticas com esse olhar para as nossas crianças, principalmente com algo tão importante que é a integração com a natureza”, complementou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

 

Fotos: Paulo Melo/PCR