Embarque Digital: Prefeitura do Recife lança edital para nova turma com 250 vagas

imagem de Guilherme Vila Nova
Inscrições começam nesta quarta-feira (6) e seguem até o dia 19 de julho; novidade desta edição é a parceria do programa com duas novas instituições de ensino superior. Foto: Paulo Melo/PCR

Vem aí mais uma turma do Embarque Digital. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, realizou o lançamento, nesta terça-feira (5), do edital 2022.2 do programa. Estão sendo oferecidas 250 vagas para estudantes da Rede Pública cursarem o nível superior em tecnologia. Os cursos ofertados são os de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet, ambos totalmente custeados pela Prefeitura do Recife. Com cronograma para o lançamento de novas turmas até 2024, o Embarque Digital conta com um investimento previsto de mais de R$30 milhões de reais. Até o momento, o programa já preencheu 550 vagas, sendo 200 em 2021 e 350 no primeiro semestre de 2022. 

As inscrições estarão abertas a partir desta quarta-feira (6) e seguem até o dia 19 de julho, podendo ser realizadas de forma totalmente digital, por meio do Conecta Recife ou do Portal da Educação do Recife. O resultado final com a listagem dos aprovados será divulgado no dia 27 de julho. O início das aulas está previsto para o mês de agosto. 

A novidade deste ano é a parceria com duas novas instituições de ensino para compor o programa, o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) e a Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), que se unem ao Senac, Unit e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). “A gente fica muito feliz com a chegada destas duas novas instituições. Sem dúvidas, uma parceria muito importante para o Embarque Digital que vai beneficiar diretamente os estudantes. O Embarque Digital é um dos maiores programas da atual gestão e é muito gratificante ver o empenho desses jovens que sonham em seguir carreira na área de tecnologia. O Recife só tem a ganhar com isso”, pontuou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

Para ter acesso ao programa, é necessário ser residente e domiciliado no Recife, ter cursado todo o ensino médio na Rede Pública, ter concluído o ensino médio nos últimos cinco anos e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o Sistema Seriado de Avaliação (SSA). É importante destacar que 50% das vagas são destinadas a pessoas negras ou pardas e, dentre os critérios de desempate, é dado como prioridade mulheres e estudantes que realizaram toda a formação na rede pública de ensino. 

“Enquanto muitos jovens lutam para conseguir uma oportunidade, temos uma área de tecnologia com muitas possibilidades abertas. Este é um cenário que nos dá sentido para investir em cursos profissionalizantes, porque são cursos que atendem às especificações do que a área exige e podem levar esses jovens direto ao mercado de trabalho”, complementou Lígia Stocche, secretária executiva de Projetos, Tecnologia e Inovação. 

“É um prazer participar de mais este lançamento do Embarque Digital. Costumo dizer que o melhor programa social é o emprego. Nossa grande ambição é, daqui a alguns anos, ter 50 mil pessoas trabalhando no Porto Digital. E sei que isso será possível. Este programa tem a capacidade de mudar a vida de milhares de jovens da nossa cidade, mudando assim a realidade de muitas famílias do Recife”, arrematou Pierre Lucena, presidente do Porto Digital. 

 
Fotos: Paulo Melo/PCR