Emoção e Conquistas: Estudantes premiados da Olimpíada de Matemática do Recife decolam rumo aos EUA

imagem de Guilherme Vila Nova
Os jovens vão conhecer os parques da Disney e a NASA / Foto: Mangue Action

Nesta segunda-feira (15), uma atmosfera vibrante de expectativa e orgulho estava presente no Aeroporto Internacional do Recife, marcando o início de uma jornada épica para um grupo seleto de jovens prodígios. Os brilhantes estudantes que se destacaram na recente Olimpíada de Matemática do Recife (OMR) embarcam para os Estados Unidos, levando consigo não apenas suas mochilas repletas de livros e calculadoras, mas também sonhos elevados e a determinação incansável que os levou para o sucesso.

A viagem tem como objetivo principal uma visita à Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA), onde os jovens terão a oportunidade única de mergulhar no mundo das inovações e pesquisas espaciais, e aos icônicos  parques da Disney, sob uma visão pedagógica, proporcionando aos jovens uma experiência multidimensional de aprendizado e diversão.

Com o coração acelerado, os estudantes seguiram rumo à Orlando, enquanto familiares, amigos e professores compartilhavam abraços, lágrimas de alegria e palavras de encorajamento com esses jovens gênios da matemática. “Estou empolgado e muito confiante, só em pensar que estou indo conhecer a NASA já me deixa extremamente feliz. Os estudos só nos impulsiona pra frente e é assim que vou continuar pensando e com o estudo pretendo conquistar ainda mais coisas”, disse Kauã Roberto, estudante da Escola Municipal em Tempo Integral (EMTI) Luiz Vaz de Camões.

Com lágrimas nos olhos, Maria Cíntia, mãe de Kauã Roberto, sempre acreditou no potencial do filho. “Estou com o coração apertado, mas, muito feliz. Sempre o apoiei em tudo que ele se disponibiliza a fazer e essa conquista não foi diferente, ele sempre gostou dessa área, eu tinha certeza que ele se destacaria na OMR, estou muito feliz por ele. Essa viagem não é apenas uma conquista do estudante, é também dos professores que sempre o apoiaram e estavam presentes quando ele precisou, é um testemunho vivo do poder transformador da dedicação, do estudo e da paixão pela busca do conhecimento”, pontuou.

Sempre muito bom na disciplina de matemática, Kauã Henrique de Farias, estudante da EMTI Nadir Colaço, embarcou com a mala cheia de esperança. “Eu estou muito feliz por essa oportunidade, devo isso ao meu empenho, minha força de vontade e o apoio da minha família e dos meus professores. Tenho certeza que vou viver muitas experiências incríveis e colher os frutos que plantei através dos estudos”, declarou o jovem. Seu pai, Kleber Henrique da Silva, também estava bastante emocionado e certo de que essa conquista é só o começo do futuro de seu filho. “Sempre falei pra ele que o futuro é estudar, dedicação aos estudos é o que vai fazer com que ele alcance cada vez mais seus sonhos, ele é um menino muito dedicado e merece  essa viagem. Ele tá começando a desbravar o mundo”, pontuou.

“Hoje é um dia muito especial, estamos viabilizando um sonho através da educação, dos nossos seis estudantes que estão embarcando hoje, nenhum havia saído do Brasil, e agora, estão indo para os Estados Unidos. Ou a gente coloca a educação como prioridade efetiva ou não conseguiremos transformar a nossa cidade e o mundo, aqui estamos vendo jovens talentosos, estudantes da rede pública, que precisam de uma oportunidade na vida e é papel da prefeitura dar essa oportunidade”, falou o prefeito da cidade do Recife, João Campos.

Ao pisarem em solo norte-americano, carregando consigo as cores e o espírito do Recife, esses jovens notáveis se tornam embaixadores de uma educação que transcende fronteiras geográficas e culturais. “A OMR é uma ação inovadora na área de matemática na Rede de Educação do Recife, todas as escolas participantes tiveram medalhistas ouro, prata e bronze, os que estão aqui são os que entre os melhores, se destacaram. Essa é uma ação que efetivamente reconhece o trabalho dos professores e da gestão das escolas, e fortalece o trabalho de aprendizado dos nossos alunos”, comentou Fred Amancio, secretário de Educação do Recife.

OMR - A Olimpíada de Matemática do Recife (OMR) tem como objetivo despertar o interesse e o prazer dos estudantes em aprender, bem como identificar e valorizar talentos no campo da Matemática. Participaram da Olimpíada 41 escolas, envolvendo mais de 200 estudantes do ensino fundamental e 60 professores. A disputa foi realizada em duas etapas, nas categorias estudantes de 6º e 7º anos e estudantes de 8º e 9º anos.