Emoção marca formatura da primeira turma de Brinquedistas

Ao todo 150 formandos participaram da cerimônia que foi realizada na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire. Foto: Paulo H./Detec

A noite da última sexta-feira, (26), foi de muita emoção para 150 participantes da primeira turma do inédito curso de Brinquedista da rede municipal de Educação do Recife. A cerimônia aconteceu na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire – EFER, na Madalena.

O Diretor-executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação, Rogério Morais disse que o evento foi um marco para a rede por ter atendido não só os profissionais da rede de ensino, mas também pais e mães do programa Mãe Coruja. “Mostramos que o processo educacional precisa transpassar os muros da escola e envolver a comunidade. Estamos muito felizes com o resultado e apesar de não parecer tão grande, o resultado que ele pode atingir é grandioso”, destacou.

Promovido pela Secretaria de Educação do Recife, o curso teve como objetivo orientar e formar os cursistas para a criação de um brincar de qualidade através de diversos recursos como brinquedos e jogos lúdicos para o melhor desenvolvimento da primeira infância, fase compreendida entre 0 e 6 anos.

Oradora da turma, Danusa Ferreira, Pedagoga e Educadora Social, falou sobre a importância de participar do projeto. “O curso foi maravilhoso, todo o aporte teórico passado pelos professores. A construção e elaboração das práticas pedagógicas nortearam o curso e a possibilidade de colocar em prática ainda em aula enquanto estávamos aprendendo, foi de extrema importância”, destacou. Sobre a cerimônia Danusa pontuou. “A formatura foi um momento de emoção. Como oradora busquei passar todo o sentimento da turma com essa conquista e as palavras da equipe também nos comoveram muito”.

O curso, que é parte integrante do programa Brinqueducar, é voltado para professores lotados em bibliotecas da Rede Municipal de Ensino (Programa Manuel Bandeira), Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) e mães ou pais inscritos no Programa Mãe Coruja Recife.  A formação teve como objetivo ampliar o atendimento a crianças de 0 a 6 anos em espaços públicos, com vivências lúdicas e interativas fundamentais ao desenvolvimento infantil, como estratégia de implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI), concebidas como questão de direito e cidadania.

Brinquedistas para turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Atualmente 300 alunos da modalidade de Educação de Jovens são contemplados pelo curso de Brinquedistas. No total, o curso terá 360h/aula, distribuídas em três módulos ao longo de 18 meses. Para esta primeira turma, foram selecionados estudantes do Módulo IV (correspondente ao 6º e 7º anos do Ensino Fundamental) de 10 escolas distribuídas pelas seis Regiões Político-Administrativas da cidade do Recife. Ao final do curso, os 30 alunos com melhor desempenho receberão bolsa-estágio para atuar durante 10 meses no atendimento gratuito ao público-alvo do curso em espaços públicos como praças, bibliotecas, centros comunitários e espaços do Mãe Coruja, entre outros.