Emoção marca formatura da primeira turma de Brinquedistas

imagem de Bella
Ao todo 150 formandos participaram da cerimônia que foi realizada na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire. Foto: Paulo H./Detec

A noite da última sexta-feira, (26), foi de muita emoção para 150 participantes da primeira turma do inédito curso de Brinquedista da rede municipal de Educação do Recife. A cerimônia aconteceu na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire – EFER, na Madalena.

O Diretor-executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação, Rogério Morais disse que o evento foi um marco para a rede por ter atendido não só os profissionais da rede de ensino, mas também pais e mães do programa Mãe Coruja. “Mostramos que o processo educacional precisa transpassar os muros da escola e envolver a comunidade. Estamos muito felizes com o resultado e apesar de não parecer tão grande, o resultado que ele pode atingir é grandioso”, destacou. 

Promovido pela Secretaria de Educação do Recife, o curso teve como objetivo orientar e formar os cursistas para a criação de um brincar de qualidade através de diversos recursos como brinquedos e jogos lúdicos para o melhor desenvolvimento da primeira infância, fase compreendida entre 0 e 6 anos.

Oradora da turma, Danusa Ferreira, Pedagoga e Educadora Social, falou sobre a importância de participar do projeto. “O curso foi maravilhoso, todo o aporte teórico passado pelos professores. A construção e elaboração das práticas pedagógicas nortearam o curso e a possibilidade de colocar em prática ainda em aula enquanto estávamos aprendendo, foi de extrema importância”, destacou. Sobre a cerimônia Danusa pontuou. “A formatura foi um momento de emoção. Como oradora busquei passar todo o sentimento da turma com essa conquista e as palavras da equipe também nos comoveram muito”.

O curso, que é parte integrante do programa Brinqueducar, é voltado para professores lotados em bibliotecas da Rede Municipal de Ensino (Programa Manuel Bandeira), Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) e mães ou pais inscritos no Programa Mãe Coruja Recife.  A formação teve como objetivo ampliar o atendimento a crianças de 0 a 6 anos em espaços públicos, com vivências lúdicas e interativas fundamentais ao desenvolvimento infantil, como estratégia de implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI), concebidas como questão de direito e cidadania.

Brinquedistas para turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Atualmente 300 alunos da modalidade de Educação de Jovens são contemplados pelo curso de Brinquedistas. No total, o curso terá 360h/aula, distribuídas em três módulos ao longo de 18 meses. Para esta primeira turma, foram selecionados estudantes do Módulo IV (correspondente ao 6º e 7º anos do Ensino Fundamental) de 10 escolas distribuídas pelas seis Regiões Político-Administrativas da cidade do Recife. Ao final do curso, os 30 alunos com melhor desempenho receberão bolsa-estágio para atuar durante 10 meses no atendimento gratuito ao público-alvo do curso em espaços públicos como praças, bibliotecas, centros comunitários e espaços do Mãe Coruja, entre outros.