Encerramento da Semana do Bebê do Recife tem programação especial para famílias

imagem de Guilherme Vila Nova
Ação reuniu vacinação infantil, Espaço Mãe Coruja com fraldário e área de amamentação, além de atividades artísticas e oficinas criativas para crianças. Fotos: Kleyvson Santos/PCR

O encerramento da Semana do Bebê do Recife 2025 foi marcado por uma grande celebração neste domingo (24), data em que também é comemorado o Dia Nacional da Infância. A coincidência simbólica reforçou o significado da culminância de uma das maiores mobilizações do país dedicadas à primeira infância. Ao longo de oito dias, a iniciativa movimentou a cidade com ações intersetoriais voltadas para o cuidado, o aprendizado e o afeto.

As famílias que foram ao Recife Antigo encontraram uma programação diversificada e repleta de atividades lúdicas. Houve vacinação infantil, o Espaço Mãe Coruja com fraldário, área de amamentação e orientações para gestantes e mães de crianças de até 6 anos, além de atividades artísticas, como pintura, desenho e oficinas criativas.

A psicóloga Rosane Miranda, mãe da pequena Teresa, de 10 meses, destacou a relevância das atividades. “Enquanto mãe, responsável e também profissional da psicologia, achei a Semana do Bebê muito rica. Especialmente na Bebeteca, percebi um avanço muito grande no desenvolvimento da minha filha. Habilidades que ela já estava começando a explorar ganharam força com as atividades de estimulação. Ela participou duas vezes e notei, por exemplo, que subir e descer, algo que ainda estava em treino, agora acontece de forma livre e natural. Além disso, a programação trouxe reflexões importantes, como a discussão sobre relações étnico-raciais, que considero essenciais para a infância”, destacou. 

O evento também contou com a campanha de incentivo à leitura “Pegue, Leve e Leia”, promovida pela Rede Compaz, além de brinquedos e brincadeiras lúdicas no espaço Novo Quintal e um circuito esportivo conduzido pela Secretaria de Esportes, garantindo diversão e movimento para os pequenos.

“Eu considero essa a melhor ação que a educação já propôs, porque acompanhar as crianças desde a primeira infância é fundamental. É nesse momento que elas estão aprendendo e descobrindo. Além de todas as atividades oferecidas, o espaço fraldário ajudou muito as mães que estão com seus bebês. Faz diferença ter esse apoio, porque é difícil trocar uma criança no meio da rua”, disse Gabriela Cordeiro, mãe de Bernardo, de 1 ano.

Ao avaliar a programação, a secretária executiva da Primeira Infância, Luciana Lima, destacou o legado do evento. “Encerramos a 11ª Semana do Bebê do Recife depois de oito dias de incentivo e sensibilização sobre a importância da primeira infância, do investimento, do cuidado e do acolhimento. Foram diversas atividades espalhadas pela cidade, culminando em um domingo de muita animação no Recife Antigo. Mais do que uma festa, é um convite para que as famílias vivam a cidade, aproveitem os espaços públicos e estimulem as crianças a sair das telas, praticar atividades físicas, brincar e se divertir juntas”, ressaltou.

Com o apoio do Recentro, que cuidou da logística e organização no Recife Antigo, o dia foi marcado por momentos de convivência, cidadania e celebração da infância como prioridade absoluta da cidade.

A secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz, reforçou a dimensão da mobilização. “É uma alegria culminar esse trabalho na Avenida Rio Branco, que hoje está cheia de famílias e crianças, celebrando um pouquinho do que fazemos todos os dias. O encerramento da Semana do Bebê é um marco que inspira e reflete no trabalho ao longo de todo o ano. Foram mais de 800 atividades realizadas, com a participação de várias secretarias e organizações da sociedade civil”, concluiu a secretária.