Encontro capacita técnicos e gestores para elaboração do Plano de Ações Articuladas

imagem de kaue.moreira
Evento foi aberto pelo secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, na manhã desta quarta (17)
Foto: Lú Streithorst/PCR

O secretário municipal de Educação, Jorge Vieira, participou da mesa de abertura do Encontro de Gestores Municipais de Educação, que aconteceu na manhã desta quarta (17), na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena. O evento reuniu dirigentes, gestores e técnicos do Governo do Estado e de diversos municípios pernambucanos para uma capacitação sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR), ferramenta de planejamento das ações educacionais válida para um período de quatro anos.

O Encontro foi promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com Governo do Estado, Prefeitura do Recife, Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PE). "Este PAR vai de 2016 a 2019 e vai nos ajudar a cumprir as metas dos planos municipais, em consonância com o Plano Nacional de Educação. A principal novidade é que ele incluirá a verticalização das creches, para ajudar municípios como o Recife, que têm pouca disponibilidades de terrenos", afirmou Jorge Vieira.

A dinâmica do PAR inclui diagnóstico da realidade da educação, elaboração do plano de metas e análise técnica, feita pelo MEC e FNDE. Depois da análise técnica, o município assina um termo de cooperação com o MEC, do qual constam os programas aprovados e classificados segundo a prioridade municipal. "Esse diagnóstico deve ser muito bem feito, especialmente num ano difícil como 2016. Como os recursos estão mais escassos, atender aos critérios será cada vez mais importante. Precisamos capacitar bem nossas equipes para fazer os diagnósticos corretos. Para isso, é fundamental que o Estado dê suporte aos municípios", acrescentou o secretário-executivo de Gestão de Rede da Secretaria Estadual de Educação, João Charamba.

De acordo com a secretária-executiva da Amupe, Gorette Aquino, a interação entre os vários níveis de Governo tem grande importância. "Precisamos estreitar, cada vez mais, essa articulação entre estados, municípios e o Governo Federal, para que possamos ter uma educação com cada vez mais qualidade", ressaltou.

GESTÃO - Após a mesa de abertura, o encontro continuou com palestra da diretora de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Renilda Peres de Lima. "O PAR é uma ferramenta de planejamento e gestão, que vai auxiliar na implementação dos planos estaduais e municipais de educação. É muito bom estar aqui, com as pessoas que põem a mão na massa e precisam adquirir capacidade técnica", destacou.

Link da notícia

Fotos: Lú Streithorst/PCR