Encontro intergeracional promove socialização entre idosos e jovens

Ação da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos proporcionou um momento de troca de experiências entre jovens e idosos. Foto: Mayra Coelho/SETE

Na última quinta-feira (28), a Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves sediou o Encontro Intergeracional com Grupos de Convivência da Pessoa Idosa-RPA05, que teve como tema o Protagonismo para Todas as Gerações. Uma ação da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Para Cacilda Medeiros, gerente de promoção de direitos humanos, a troca de experiências entre idosos e adolescentes é bastante positivo para a vivência de ambas as partes. “Estamos na Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves, pois ela desenvolve um trabalho com os estudantes na perspectiva do respeito e da troca de experiência entre as gerações. Esperamos que idosos e estudantes troquem experiências de vida”, disse Cacilda.

Cerca 150 participantes compareceram à quadra da escola e apreciaram as apresentações de dança, robótica, teatro, poéticas, palestras, além de oficinas de grafitagem e de turbantes. O encontro teve o intuito de proporcionar um momento de troca de experiências intergeracionais, uma ação referente à participação social, dentro de um processo democrático, principalmente pautando temáticas que perpassam pela Garantia de Direitos da Pessoa Idosa em uma perspectiva intergeracional e sociabilizada.

A Valéria da Fonseca, vice-diretora da unidade de ensino, acredita que os projetos integrados dão visibilidade aos trabalhos do professor com o estudante em sala de aula. “Este evento aborda temas sociais e culturais de interesse da sociedade que já são abordados em sala de aula. A convivência dos idosos com os estudantes é constante, esse convívio é muito rico pra ambas as parte”, avaliou Valéria.

O aluno Carlos Araújo, 9º ano, da Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves, ficou bastante satisfeito com a interação. “É muito bom participar desse tipo de evento, mostrando as novas tecnologias aos idosos para que eles também tenham contato com ela. A convivência com a terceira idade é ótima. As pessoas de mais idade tem muito mais conhecimento da vida e já vivenciaram muita coisa. Então, quando os jovens têm problemas eles ajudam”, relatou o estudante.

Fotos: Mayra Coelho/SETE