Equipe do Programa Robótica na Escola relata experiência de viagem ao Japão

Grupo passou nove dias no território japonês, vivenciando experiências científicas, tecnológicas e culturais. Foto: Ronaldo Almeida/DETEC

Integrantes do Programa Robótica na Escola, da Prefeitura do Recife, se reuniram com o cônsul japonês Yasuhiro Mitsui, no Escritório Consular do Japão na capital pernambucana, nesta terça-feira (16), com o objetivo de expor as impressões científicas, tecnológicas e culturais após nove dias de intercâmbio no país nipônico. A viagem foi o prêmio concedido pelo Ministério de Relações Exteriores do Japão por causa do quarto lugar geral e segundo da América Latina na Competição Brasileira de Robótica (CBR), realizada em outubro de 2016, no Recife. A equipe se destacou com a programação feita para a corrida de robôs humanoides e ganhou o Prêmio Destaque na categoria Humanoid Robot Racing.

A Secretaria de Educação do Recife aproveitou o encontro para levar para o consulado passaportes e documentos de oito alunos e quatro professores, com o objetivo de dar entrada no pedido de visto japonês. Essa outra equipe vai participar da RoboCup 2017 - Campeonato Mundial de Robótica, que vai acontecer na cidade de Nagoya, em julho. Eles se classificaram para a copa do mundo da robótica de encaixe após serem campeões da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) em 2016, tanto nas categorias de Ensino Fundamental (Nível 1) quanto Médio (Nível 2), concorrendo com escolas públicas e privadas de todo o País.

Nesta terça, além da participação do secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo, esteve presente a delegação que viajou para o Japão a convite do Programa de Intercâmbio Fealac, do governo japonês, representada pelo diretor-executivo de Tecnologia na Educação, Francisco Luiz dos Santos, a coordenadora da Robótica Avançada do Programa Robótica na Escola, Simone Zelaquett, e os monitores Paulo Martins e Paulo Weydson.

Empolgado com as vivências relatadas pela equipe, o secretário destacou a importância do estreitamento das relações do Japão com a capital pernambucana. "Estamos sempre nos esforçando para inserir a tecnologia nos ambientes de todas as unidades de ensino municipais. Acompanhar o sucesso dos estudantes e do corpo docente em campeonatos e torneiros é gratificante e só comprova que estamos no caminho certo. Hoje, Recife tem a maior experiência com robótica em sala de aula do Brasil", ressaltou.

De acordo com o professor Francisco Luiz dos Santos, durante a estadia, a equipe visitou o Instituto de Tecnologia de Tóquio, uma indústria de tecnologia em Miyagi, o Museu Nacional de Ciência e Inovação, uma ilha construída em cima de um lixão, além de diversos pontos turísticos. O grupo ainda passou dois dias hospedado na casa de uma família japonesa para ter contato com os hábitos e cultura locais. No final, a equipe fez uma apresentação de tudo que conheceu e vivenciou no país para um representante do Ministério de Relações Exteriores do Japão. O objetivo da viagem foi ampliar, para a população recifense, a divulgação das experiências tecnológicas e culturais vivenciadas em território japonês.

O cônsul Yasuhiro Mitsui escutou atentamente todos os relatos. "É satisfatório poder proporcionar experiências como essa aos jovens. O futuro é a tecnologia. Os jovens são o futuro. Cada vez mais, é preciso estreitar a relação dos jovens com a tecnologia para que eles estejam preparados para solucionar os problemas do futuro", disse.

Os monitores Paulo Weydson e Paulo Martins demonstraram interesse em retornar ao país para vivenciar outras experiências educacionais. “Pretendo manter o contato com o consulado japonês para buscar orientação e tentar entrar em um programa de pós-graduação”, contou Weydson.

ROBOCUP - Uma outra equipe de integrantes do Programa de Robótica na Escola está com viagem marcada para o Japão para participar do campeonato mundial de robótica de encaixe. Esta será a segunda vez que os alunos da rede municipal do Recife participam da RoboCup. Ano passado, eles disputaram a competição, que foi realizada na Alemanha, e ficaram entre os dez melhores times do mundo. A equipe ficou em oitavo lugar, à frente de países como Canadá, Portugal, Itália, Áustria, Índia e Coréia do Sul. Outra experiência internacional de alunos da Prefeitura do Recife foi em 2014, quando dois estudantes representaram o Brasil na Olimpíada Mundial de Robótica (World Robot Olympiad - WRO), realizada na Rússia.

Implementado nas 309 escolas e creches municipais do Recife desde 2014, o Programa Robótica na Escola teve equipes campeãs brasileiras de robótica em 2015 e 2016, além de os estudantes da rede terem sido campeões estaduais em 2014 e 2016. Até agora, a Secretaria de Educação investiu R$ 32 milhões no programa, que atende mais de 74 mil alunos desde as crianças do grupo 3 da Educação Infantil até os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental, além das turmas do Projovem Urbano Recife. Foram realizadas formações com mais de 4.500 professores, coordenadores e dirigentes, além de oficinas, treinamento e campeonatos com os estudantes.