Equipe Guardiões Estelares da E.M. Aderbal Galvão vence Olimpíada de Jogos Digitais

Participaram da Olimpíada 400 equipes de 36 escolas municipais do Recife. Foto: Comunicação/DETEC

A Secretaria de Educação do Recife promoveu, no último domingo (30), a final da Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE), que fez parte da programação do Domingo na Arena Pernambuco. As oito equipes finalistas formadas por 45 estudantes da rede municipal de ensino participaram de jogos eletrônicos que trabalham conteúdos de disciplinas de forma lúdica. Ao todo participaram da OJE 400 equipes de 36 escolas municipais do Recife.

O primeiro lugar da competição ficou com a equipe “Guardiões Estelares”, formada pelos estudantes Alex da Silva, Carla Moreira, João Carlos de Melo, José Gabriel de Mendonça, Ronaldo Barros e Lucas da Silva, todos com 14 anos, da E.M. Aderbal Galvão. Logo em seguida vieram as equipes “Magic Players”, da E.M. Dr. Rodolfo Aureliano (2º lugar) e a “Destruidor”, da E.M. Karla Patrícia (3° lugar).

Alexandre Rebêlo, secretário de educação, acompanhou a disputa e considera o encontro uma oportunidade para os estudantes aprenderem de forma divertida. “Criar um ambiente diferente, com jogos que falam a linguagem desta geração permite que os estudante se engajem nas propostas da escola. Eles melhoram no desempenho do dia-a-dia”, avaliou.

Para Rogério Morais, diretor executivo de gestão pedagógica, a competição faz com que os estudantes aprendam de forma lúdica. “Desde maio que os estudantes estão jogando. Brincando eles aprendem de forma lúdica”, ressaltou.

Os estudantes da equipe vencedora gostaram de participar da OJE e disseram que precisavam estar com a matéria em dia para avançar na competição. “Não achei a competição difícil, a gente sabia do assunto. Só ficamos um pouco nervosos, mas aí era só focar no jogo”, contou Lucas da Silva, da equipe Guardiões Estelares.

Desenvolvida pela empresa pernambucana Joy Street, a plataforma digital foi lançada na rede municipal em maio de 2017, com o objetivo de beneficiar os cerca de 12 mil estudantes do 6º ao 9º ano matriculados nas 36 escolas de Anos Finais do Recife.

Na OJE, os desafios e enigmas podem ser respondidos individualmente ou em times de quatro a seis alunos. Cada equipe tem que ter um professor tutor. A plataforma monitora automaticamente o desempenho dos estudantes, para que os docentes possam trabalhar os temas que os alunos têm mais dificuldade.

Comunicação/DETEC