Escola de Formação Professor Paulo Freire recebe II Ciranda Literária da Educação Infantil

Foto: Karolina Ferraz/Detec

Entre os dias 21 a 24 de novembro, a Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire/EFER recebe a II Ciranda Literária da Educação Infantil, com exposição de trabalhos de estudantes das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino do Recife, do berçário ao grupo V. O evento, promovido pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Educação, reune trabalhos de 17 instituições do dia 21 ao dia 24, de 8h às 17h, e todos os livros infantis fazem parte do Programa Brinqueducar.

A II Ciranda Literária da Educação Infantil  surge como um espaço de socialização de atividades pedagógicas com foco na literatura infantil e tem como objetivo incentivar, através da literatura infantil, experiências que contribuirão para o envolvimento das crianças nas diferentes linguagens, com experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, com o incentivo à curiosidade, à exploração e ao encantamento do universo literário.

Com o eixo ‘Cuidado consigo, com o outro e com o meio’, o Centro Municipal de Educação Infantil Mércia Maria, é uma das unidades que terão seus trabalhos expostos na Ciranda Literária sob a orientação da professora Marinalva Gomes. O livro Bibi e a Natureza, de Alejandro Rosas foi a base para desenvolver atividades pedagógicas como leitura, contação de história e desenhos com estudantes do Grupo 3. Os estudantes também foram estimulados a ter contato com a natureza e, no centro, eles plantam, regam e cuidam do jardim.

Segundo a educadora Marinalva, a experiência é enriquecedora, não só para os estudantes. “Eles ficam ainda mais estimulados em poder colocar a mão na massa nas atividades que propomos, além de aprender o respeito e amor ao meio ambiente, que já é um trabalho que desenvolvemos durante todo o ano. E a experiência tem sido tão positiva que até os pais estão engajados, trazendo mudas para a escola”, contou a professora.

Na Escola Municipal Ladjane Bandeira, as crianças, todas do grupo 4, apoiadas pelo livro  “As aparências Enganam” de Tatiana Belinky, desenvolveram ações como contação de história, desenho, estudo das letras e teatro. As aulas também instruíram as crianças noções de proteção, cuidado com pessoas desconhecidas, não aceitar coisas de estranhos e ter respeito pelos pais, entre outros temas.

Programa Brinqueducar – Lançado em 2017, o Brinqueducar consiste em uma série de jogos, brinquedos e livros que visam fazer as crianças aprenderem brincando. As creches-escolas, creches e escolas também receberam um total de 1.786 baús literários, cada um deles com 40 livros de literatura infantil que ficarão disponíveis em cada uma das salas de aula da Educação Infantil. Além disso, cada um dos 17 mil estudantes que tem entre 0 e 5 anos receberá kits com 11 livros que poderão ser levados para casa.

O objetivo da ampliação do acervo literário das crianças é contribuir para o processo de formação dos pequenos leitores, favorecendo a imaginação, criatividade, interpretação de imagens e o desenvolvimento da oralidade. O estímulo à prática prazerosa da leitura, com a ajuda das famílias, vai contribuir para a efetivação da meta do Programa de Letramento do Recife (ProLer), que visa alfabetizar os alunos da rede municipal até os 6 anos de idade – dois anos a menos do que o preconizado pelo Ministério da Educação (MEC).