Escola General San Martin celebra encerramento do ano letivo com visita ao Instituto Ricardo Brennand

Foto: Inaldo Lins/PCR

Armaduras, facas, telas e esculturas. Foi envolto por muitas histórias de Pernambuco e do Brasil, no suntuoso espaço do Instituto Ricardo Brennand (IRB), que os alunos do 5º ano da Escola Municipal General San Martin fecharam com chave de ouro o ano letivo de 2018. A visita, realizada nesta quarta-feira (12), foi intermediada pelo Consulado da República Argentina em Recife e contou com a presença do Cônsul-Geral, Ministro Alejandro Funes Lastra, a consulesa Antonieta Funes Lastra, além de representantes do Consulado, do IRB e professores. Ao todo mais de 60 alunos participaram da tarde cultural, que também marcou com muita emoção a despedida daquelas turmas da unidade de ensino.

O Cônsul-Geral, Ministro Alejandro Funes Lastra contou sobre a importância da ação desta quarta-feira. “A relação entre o Consulado e a escola se deu primeiramente por nossa curiosidade em conhecer uma instituição que carrega o nome do libertador das Américas, responsável pela independência do nosso país, e ficamos muito comovidos com a história da escola, com todo o esforço do corpo docente com os alunos. Acho importante as crianças vivenciarem espaços de museu, onde podem conhecer e refletir a respeito de sua identidade e sua cultura, por isso sempre penso como posso colaborar, estando na posição que ocupo, na vida das pessoas. Ficamos felizes em proporcionar esse dia de conhecimento e diversão na vida dessas crianças”, comemorou.

Na programação os estudantes visitaram as dependências do museu e puderam conhecer um pouco o Castelo São João, que guarda a maior coleção particular de armas brancas do mundo, e conferiram vários modelos de armaduras e telas orientalistas, além de esculturas em mármore. Na Pinacoteca, os alunos puderam conhecer também um acervo enfocando o período Brasil-Holandês, com documentos, telas, objetos e outras curiosidades sobre a formação histórica do povo brasileiro.

Além da visita ao museu, as crianças assistiram à apresentação musical do cantor argentino Daniel Barreto, apresentação de dança de passista de frevo e de forró, mas foi a apresentação de tango que prendeu a atenção dos pequenos. “Foi muito legal, gostei muito do tango, ficamos todos de olhos vidrados”, contou o aluno Ewerthon Gomes do 5° ano A. Evandro também foi responsável por ler uma carta, escrita a muitas mãos em agradecimento ao Cônsul. No final da programação as crianças ainda ganharam lembranças da Arcor, empresa de origem argentina.

Para a gestora Denilda de Oliveira a relação entre a Escola San Martim e o consulado argentino é muito importante. “Ao longo do ano pudemos estreitar nossa relação não só com o Cônsul, mas com todo o corpo consular. Foi uma oportunidade também de conhecimento porque os alunos puderam se aprofundar na história da Argentina, de seus heróis, sua cultura e geografia”, contou.” A troca de experiências tem sido muito rica para nossos alunos e espero que esse laço se estreite ainda mais. Um laço de respeito e carinho que vem se construindo com muito amor”, declarou a gestora.