Escola municipal de Recife vence Olimpíada Nacional de Raciocínio Lógico

imagem de Bella
Quatro estudantes da Escola Municipal Olindina Monteiro de Oliveira França levaram o primeiro lugar na categoria 8º e 9º anos de redes públicas em disputa que envolveu 70 mil estudantes de todo o país. Foto: Cortesia

Alunos da Escola Municipal Olindina Monteiro de Oliveira França (Dois Unidos), venceram, em São Paulo, a Etapa Nacional da X Olimpíada de Raciocínio, que aconteceu sábado (5 de maio). A finalíssima foi a culminância de uma série de disputas que envolveu 170 equipes e 70 mil estudantes de todo o país e a equipe será recebida a partir das 15h, na sede da escola (vide endereço). Esta é a segunda vez que a rede de ensino do Recife leva o primeiro lugar na disputa e repete o resultado de 2016, quando também faturou a mesma categoria.

 

A competição envolve estudantes que utilizam o Programa MenteInovadora, metodologia de ensino com jogos de raciocínio integrados à grade de aulas, que busca estimular o desenvolvimento de habilidades metacognitivas e socioemocionais. A rede do Recife participou das finais com duas equipes. Além dos vencedores, um segundo time, formado por estudantes de 5º ano também da Olindina Monteiro estava na disputa. O time vencedor é formado por Lucas Henrique (13), Matheus Henrique (13), Ivanildo Gomes (14) e Marcela José (13), do 9° ano, equipe vice campeã nacional de 2016, coordenados pelo professor Osman Estanislau. Os estudantes concorreram nas categorias Octi, Bloqueio, Damas Olímpicas e Forças Unidas.

 

A Olimpíada de Raciocínio é uma oportunidade para que os estudantes exercitem as habilidades desenvolvidas em sala de aula durante a aprendizagem semanal com os jogos de raciocínio do Programa MenteInovadora, como trabalho em equipe, capacidade analítica e equilíbrio das emoções. A metodologia da Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, envolve a capacitação de professores e aulas dinâmicas, e é pioneira em auxiliar os alunos a traçar métodos e estratégias, lidar com a competitividade e trabalhar a resolução colaborativa de problemas.

 

Rede se destaca em produção científica e competições internacionais – O incentivo à iniciação científica, ao pensamento crítico e ao intercâmbio de experiências em eventos desta natureza são prioritários na gestão. Desde 2013, a Secretaria de Educação do Recife vem investindo na formação dos estudantes com projetos pedagógicos que estimulam o pensamento crítico como o MenteInovadora, Robótica na Escola e no incentivo à produção de material científico. Como resultado, entre 2014 e 2017 a Prefeitura do Recife já enviou 15 estudantes para eventos internacionais de robótica na Rússia, Alemanha e Japão. Em 2018, a rede estreia sua participação internacional em eventos científicos com a o envio de 11 alunos para três eventos distintos no México, Chile e Peru.

 

Sobre o MenteInovadora

O Programa MenteInovadora é uma metodologia pioneira com resultados comprovados no desenvolvimento socioemocional de alunos do ensino infantil ao pré-vestibular. Utilizado na rede municipal de ensino do Recife desde 2014, tem como principal diferencial a integração de jogos de raciocínio à grade de aulas. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real. Desenvolvida por especialistas israelenses e brasileiros que atuam no campo da psicopedagogia, neurociência e educação, a Metodologia da Mind Lab é utilizada em mais de 15 países. Atualmente, o Programa beneficia diretamente mais de 17.800 alunos de 250 escolas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no Recife

Foto: Cortesia