Escola Municipal Diácono Abel Gueiros é entregue com estrutura totalmente requalificada

imagem de Guilherme Vila Nova
Unidade no bairro da Macaxeira atende cerca de 380 estudantes; entrega faz parte do Programa Escola no Grau, da Prefeitura do Recife. Foto: Paulo Melo/PCR

Educação e infraestrutura de qualidade. Esses seguem sendo os objetivos da Prefeitura do Recife para mais um ano que se inicia. Com foco na melhoria da infraestrutura das escolas e creches da Rede Municipal da cidade, a gestão realizou, nesta terça-feira (10), a entrega da Escola Municipal Diácono Abel Gueiros totalmente requalificada. 

A unidade, localizada no bairro da Macaxeira, foi totalmente repaginada. A estrutura conta com oito salas de aula, biblioteca, sala dos professores, cozinha e banheiros, possui agora uma sala de recursos multifuncionais voltada para estudantes com deficiência totalmente reformada, banheiro acessível, piso tátil, revestimento cerâmico no piso e nas paredes de toda a escola, requalificação da parte elétrica, forro PVC, requalificação da cozinha e aplicação de lajota. A escola está sendo entregue com todas as suas salas climatizadas. 

A escola atende 16 turmas, que são divididas entre o Educação Infantil, Grupo VI e Grupo V, e Ensino Fundamental (Anos Iniciais), até o 5º ano, totalizando cerca de 380 estudantes. “Já iniciamos 2023 com o pé direito, reforçando o nosso compromisso com a educação. O programa Escola no Grau está a todo vapor e seguimos com as requalificações das nossas unidades da Rede Municipal do Recife, padronizando toda a estrutura das nossas escolas e creches, entregando assim muito mais conforto para os estudantes e todos que estão no dia a dia escolar”, disse Fred Amancio, secretário de Educação do Recife. 

Gestora da unidade há quase 15 anos, Sueli da Silva Costa reforçou a importância de um ambiente adequado para a aprendizagem dos estudantes. “O todo contribui para um trabalho que vai além da sala de aula. Sempre tivemos um grupo de profissionais muito bom, mas também precisávamos de uma infraestrutura de qualidade para entregar um trabalho com excelência. Essa reforma praticamente fez da escola uma unidade nova. Estamos muito felizes”, destacou. 

“Essa é uma alegria muito grande. Um ano que já começa com a entrega de um lugar tão sagrado como é uma escola mostra que já promete muita coisa boa pela frente. Quando a gente constrói, a gente consolida a educação. Tirar a educação do discurso e botar no papel é muito desafiador, precisamos estar nesse reforço constante”, complementou a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão. 

Neta de Abel Gueiros, Margareth Monteiro Gueiros fez questão de falar sobre a emoção de ver uma escola carregar o nome do seu avô. "Nada mais importante do que ter o nome do meu querido avô estampado em uma escola do nosso município. Ele foi exemplo para a comunidade e queremos que esse exemplo possa ser lembrado e seguido por todas as crianças."

ESCOLA NO GRAU - Essa obra faz parte do Programa Escola no Grau, da Prefeitura do Recife, que tem como principais objetivos requalificar 200 unidades educacionais e construir novos prédios e novas escolas e creches em todas as regiões da cidade. Atualmente, 60 unidades já estão em fase de requalificação e outras 80 unidades estão com projetos em elaboração ou licitação, com início das obras para este ano. Além disso, mais 60 unidades estão previstas para 2024, chegando a 200 unidades escolares requalificadas. O investimento total do Programa Escola no Grau é de R$ 200 milhões até 2024.

 
Fotos: Paulo Melo/PCR