Escola Municipal Doutor Rodolfo Aureliano é bicampeã nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica

imagem de Guilherme Vila Nova
Time Robotnik faturou a segunda medalha de ouro consecutiva no Nível 1 da competição; equipe foi recebida com grande festa no aeroporto do Recife. Foto: Jonnas Duarte

A bagagem do time Robotnik, da Escola Municipal Doutor Rodolfo Aureliano, voltou mais pesada para a capital pernambucana. É que a equipe foi bicampeã nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em Salvador, trazendo mais uma medalha de ouro para a Rede Municipal do Recife. Retornando nesta quinta-feira (12) para casa, os estudantes foram recebidos por familiares e a banda do Núcleo de Atividades Culturais do Recife (NAC) com grande festa no Aeroporto dos Guararapes. 

“Estamos muito felizes por ter ganho novamente. Espero que isso incentive não só os estudantes da minha escola, mas também de outras, a participarem mais da competição e coisas do tipo. São esses campeonatos que enriquecem muito o conhecimento das pessoas e o raciocínio lógico também”, comemorou Nauhan Nascimento, integrante da equipe e estudante do 7º ano. 

As equipes da Rede Municipal de Ensino do Recife já possuem grande tradição na OBR, possuindo, inclusive, grupos que já participaram do Mundial de Robótica, competição internacional. No ano passado, disputando o nível 1 da etapa Nacional da OBR, em São Paulo, a capital pernambucana faturou duas medalhas. Além do ouro da Robotnik, o time Água de Prata, da Escola Municipal Antônio Farias Filho, conquistou medalha de prata no certame. 

“Ficamos muito felizes com a notícia de mais um título dos nossos estudantes, mantendo a tradição que já temos nessa modalidade e também reafirmando que é possível realizar um trabalho diferenciado de robótica, com um olhar especial para a nossa rede pública. Nosso objetivo é continuar avançando e melhorando cada vez mais a oferta de trabalhos envolvendo tecnologia dentro das nossas unidades”, celebrou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.  

Ao todo, o Recife enviou para Salvador quatro equipes. Além da Robotnik, também disputou o Nível 1 o time Falcão Branco, da Escola Municipal Antônio Farias Filho. No Nível 2, representaram as cores da capital pernambucana as equipes Skrikus, também da E.M. Antônio Farias Filho, e D20 Robotics Team, equipe de garagem com estudantes oriundos da Rede Municipal de Ensino da cidade.

 
Fotos: Paulo Melo/PCR