Escola Municipal Karla Patrícia recebe comitiva Guerreiros da Amazônia

imagem de Guilherme Vila Nova
A ação tem como objetivo apresentar o projeto de conscientização da preservação da Floresta Amazônica para os estudantes da Rede Municipal / Foto: Paulo Melo / PCR

Nesta terça-feira (2), estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife participaram de uma ação promovida pelo Projeto Guerreiros da Amazônia. O encontro aconteceu na quadra poliesportiva da Escola Municipal Karla Patrícia e contou com a presença de estudantes de outras unidades de ensino do entorno. A ação tem como objetivo apresentar o projeto de conscientização da preservação da Floresta Amazônica, apresentando histórias em livros, desenhos animados estrelados por super-heróis e músicas.

O idealizador do projeto, Ronaldo Barcelos, encontrou inspiração nas  ideias do Eco-92, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992. Foi nesse momento que ele vislumbrou uma oportunidade para contribuir com a causa ambiental.

Com o apoio do Governo Estadual, Prefeituras e Secretarias de Educação, o projeto efetua a distribuição de exemplares da Trilogia Literária Amazon Guerreiros da Amazônia para as bibliotecas das escolas públicas e privadas. Por meio dessa colaboração, todos os alunos e professores terão acesso aos exemplares de forma digital, possibilitando o download dos livros, desenhos animados e músicas.

Na Escola Municipal Karla Patrícia, os estudantes ficaram encantados com as histórias apresentadas por Barcelos. Nascida em Manaus, a estudante Nathália Lúcio, de 14 anos, se emocionou com os relatos. “Nós sempre ouvimos falar o que acontece na Amazônia e sabemos que muitas vezes passa batido a importância do tema. Hoje, ouvindo tudo que foi dito, temos mais certeza que podemos ajudar, podemos levar essa conscientização para outras pessoas e tentar mudar esse cenário. Achei muito importante esse momento”, disse a jovem.

Para a gestora Christiane Marinho, essa é uma oportunidade muito boa para conscientizar os jovens em relação à Amazônia e abrir um leque de discussões sobre as causas ambientais. ”Apresentar essa temática dentro de uma escola faz muita diferença, é trazer um discurso importantíssimo, de uma pessoa que vivencia isso diariamente. É assim que começamos um processo de conscientização importante para que as gerações futuras sofram menos com o aquecimento global e outras problemáticas relacionadas ao meio ambiente”, destacou a gestora.

Trazendo esse projeto para o nordeste, Ronaldo pretende expandir ao máximo essas informações para que cada um faça sua parte. “É importante trazer para as crianças e jovens esse tipo de trabalho, mostrar de forma leve e lúdica o tamanho do problema que estamos vivendo na Amazônia. Estamos perdendo nossa fauna e flora para criminosos, e é possível lutar para salvar o nosso patrimônio. Então, essa é a mensagem que o Guerreiros da Amazônia está levando por onde passa”, enfatizou.

O acervo completo do Projeto Guerreiros da Amazônia está disponível no site https://guerreirosdaamazonia.com.br/