Escola Municipal Matias Delgado realiza 2ª Culminância do Proler e do Brinqueducar

Foto: Ihonara Melo/ Detec

Na manhã da segunda-feira (3), a Escola Municipal Matias Delgado realizou a 2ª Culminância dos livros do Programa de Letramento do Recife (PROLER) e do Programa Brinqueducar. Na quadra da unidade escolar, o encontro contou com a participação dos estudantes do grupo IV da Educação Infantil até o 5° ano do Ensino Fundamental que fizeram apresentações musicais sobre o folclore brasileiro.

Segundo Mônica Sampaio, gestora da escola, o projeto permite aos alunos melhor conhecimento sobre livros paradidáticos, além de incentivar a leitura. "As culminâncias têm sido muito importantes para as crianças, porque elas leem os livros e produzem, estimulando a leitura. Além de terem acesso a livros que eles, geralmente, não têm fora da escola", explicou.

Com o intuito de unir a leitura e conhecimento sobre o folclore brasileiro e vivências pessoais de cada estudante, os livros são trabalhados durante todo ano letivo para enriquecer as produções dentro da sala de aula. "A contribuição do projeto para essas crianças é enorme, pois se cria expectativa e imaginação no discente. A nossa responsabilidade não é mostrar para fora da escola, mas sim fazer o projeto valer para o aluno", ressaltou a professora do 1° ano, Lourdes Santana.

Após se apresentar com sua turma, a aluna Alice Maria do 3º ano contou sobre a importância do projeto na escola. “Eu adorei participar, porque eu me diverti, aprendi e espero que todas as crianças também aprendam se divertindo”, comemorou.