Escola municipal na Imbiribeira recebe atividades da Semana do Brincar

Foto: Antônio Tenório/PCR

Estudantes e educadores da Escola Municipal Jardim Mauricéia, na Imbiribeira, participaram, nesta quarta-feira (17), de atividades culturais, esportivas e de educação ambiental da Semana do Brincar 2018, promovida pela Prefeitura do Recife em comemoração ao mês das crianças. Batizada de Circuito do Brincar, a atividade desta quarta envolveu 120 alunos, dos 6 aos 14 anos, que plantaram mudas em 21 canteiros feitos com pneus usados, jogaram futebol, basquete e capoeira.

A 4ª edição da Semana do Brincar tem como tema “Brincando se fortalece o afeto”. A programação foi iniciada na última segunda-feira (15) e prossegue até a próxima terça-feira (23) em diversos espaços da cidade. Nesta quinta-feira (18), o Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, receberá oficinas com colaboradores do projeto Palavra Cantada, atividades esportivas e visitação à horta. O evento é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH), em parceria com as secretarias de Saúde, Educação e Turismo, Esportes e Lazer.

As atividades desta quarta começaram com uma dramatização literária comandada pelas educadoras da rede municipal de ensino Ana Flávia Rolim, fantasiada de chapeuzinho vermelho, e Mônica Beltrão, no papel da vovozinha. “Gostaria que o dia de hoje nunca terminasse. Estou gostando muito”, disse Luciano Silva da Costa, de 11 anos, enquanto dava os retoques finais na pintura de um dos canteiros das espécies recém-plantadas na calçada da escola. Já Analice Pedrosa, de 8 anos, perdeu o fôlego depois de correr e brincar na quadra da escola. “Joguei bola e brinquei de jogar bambolê nos cones. Foi tudo muito divertido”, disse a menina, que prometeu ajudar na manutenção do novo jardim.

A chefe da Divisão de Criança e Adolescente do Recife, Silma Queiroz, lembrou que as atividades desenvolvidas nesta quarta são muito importantes para o desenvolvimento das crianças. “Quando incentivamos a criação de hortas e jardins no ambiente escolar, por exemplo, despertamos em cada estudante o sentimento de compromisso com a preservação do meio ambiente, e isso é um passo positivo na construção de um adulto com consciência ecológica. Essas ações aqui na escola ainda têm o papel de dar visibilidade política e social a uma experiência fundamental para a criança e sua família: o ato de brincar, pois através dele se fortalecem os vínculos afetivos”, avaliou a gestora da SDSJPDDH.