Escola Municipal no Coque alcança redução de 90% na violência escolar e recebe requalificação completa

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Entrega da requalificação estrutural, realizada pelo prefeito Geraldo Julio na manhã desta sexta (7), marca mudança de paradigma Foto: Adrielly Licia/Detec

Quem conheceu de perto a dura realidade na Escola Municipal Professor José da Costa Porto, na comunidade do Coque, comemorou nesta sexta-feira (7) a entrega da unidade totalmente requalificada. A transformação foi muito além das obras de engenharia e passou por um trabalho integrado entre gestão, professores, servidores e alunos. As intervenções na parte social e pedagógica tiveram início em 2016 e as mudanças culminaram com a redução nos índices de violência e indisciplina em 90%. O prefeito Geraldo Julio visitou na manhã desta sexta a unidade, ao lado do secretário municipal de Educação, Alexandre Rebêlo, e fez a entrega da requalificação estrutural da unidade.  

O prefeito destacou o crescimento da escola nos índices do IDEB e a  transformação da realidade em sala de aula. A Costa Porto teve um salto de 3,2 para 3,7 no IDEB de Anos Finais entre os anos de 2015 e 2017 e, em 2018, conseguiu colocar 17 de 35 de seus estudantes inscritos nos vestibulares de Escolas Técnicas Estaduais. "Aqui é uma comunidade em que, tradicionalmente, existiam muitos conflitos e eles se desdobravam dentro da escola. Havia dificuldade para os professores, desentendimentos entre os alunos, então é uma escola que merecia uma grande transformação. A gente começou esse trabalho há alguns anos e hoje ele é premiado com a conclusão de uma requalificação física completa da escola. Ganhou nova biblioteca, sala de recursos multifuncionais, o ginásio está todo recuperado. É um grande investimento na parte física para complementar um trabalho que já estava sendo feito aqui e que vem dando resultados", afirmou o prefeito. 

Em seu discurso, o secretário Alexandre Rebêlo parabenizou o compromisso dos professores e servidores, essencial para mudança. Rebêlo prometeu ainda a abertura de um Laboratório de Ciências e Tecnologia dentro da unidade, em 2019. A Prefeitura tem a meta de montar 12 laboratórios similares nas demais escolas da rede. A iniciativa faz parte do programa Escola do Futuro.

"O que aconteceu aqui dentro vai transbordar para a comunidade toda, para que todo mundo possa usufruir disso, porque a escola tem que ser um ponto de transformação. Olho para o País e vejo essa discussão em torno da Escola Sem Partido, mas quem é que vai negar o direito a uma escola de construir uma cidadania melhor, a formar um estudante crítico, que tenha opinião e saiba se posicionar nas adversidades da vida. É pra isso que a escola serve. Aqui se ensina português e matemática, mas também cidadania. Ensina o cidadão a ser melhor", defendeu Rebêlo.

O ex-aluno Max Branniac, 28 anos, voltou hoje à escola e destacou a mudança no padrão da unidade. Para ele, a relação dos professores com a escola, a humanização do ensino foram fatores essenciais para a transformação. "O professor está mais empenhado em ensinar, tem mais seriedade. Quando estudei aqui, era a maior bagunça. Não mudou somente a aparência, mas sim o comprometimento com o ensino", comentou ele. E as raízes de Max no Coque e na escola estão bem firmes. Semana passada, ele realizou um projeto de ação social na unidade e fez cortes de cabelo gratuitos. 

Esta foi a sétima entrega de 14 obras de requalificação realizadas nas unidades de ensino. A ação prevê a adequação das unidades ao novo padrão de qualidade adotado como parte do Programa Escola do Futuro. Na Escola Municipal Professor José da Costa Porto, os investimentos beneficiam cerca de 850 pessoas entre estudantes e profissionais. A requalificação incluiu serviços de retelhamento da coberta, substituição do revestimento cerâmico, requalificação do piso, requalificação dos banheiros e cozinha; requalificação de toda a parte elétrica; instalação de forro; ambientação de área para os estudantes; pintura e toda a climatização da unidade dentro do Programa Novo Clima.   

As obras pelas quais passou a escola são consideradas essenciais ao plano de intervenção pelo qual passa a unidade desde o começo de 2016. Segundo o gestor da unidade e responsável pelo plano que conduziu à alteração da realidade da escola, Ednard Bezerra, as mudanças já são perceptíveis nos índices da escola. “O nosso fluxo escolar aumentou de 60% para 90% e hoje podemos ver a potencialidade dos nossos estudantes florescer, somos destaque nos esportes escolares com ênfase no Badminton, Futsal e judô, entre outros”, exemplifica Bezerra. 

Desde o início das intervenções, os índices de violência e indisciplina em classe tiveram redução de mais de 90%, pois os episódios cotidianos de conflitos físicos e ameaças entre estudantes e contra professores diminuíram drasticamente com apenas dois episódios de brigas entre alunos registradas em 2018. Também contribuem para tanto a série de atividades implementadas nas áreas de artes (canto, teatro), pedagógica (feiras de ciências, entre outros) e desportivas (clubes de xadrez e jogos de futebol, basquete e handebol, atletismo, entre outros).

Entre os benefícios das reformas, a requalificação dá soluções a problemas crônicos da unidade. Por estar inserida em uma área próxima a manguezal, a umidade sempre ocasionava umidade nas salas, que também eram muito quentes. A aplicação de azulejos e a climatização dos ambientes tornará o processo de ensino-aprendizagem mais agradável e otimiza as condições de trabalho dos cerca de 40 profissionais da escola.