Escola Municipal Olindina Monteiro conquista 1º lugar na Ciência Jovem

Unidade de ensino da PCR vence a categoria Iniciação à Pesquisa com o trabalho que relaciona robótica e acessibilidade. Foto: Mayra Coelho/SETE

A Escola Municipal Olindina Monteiro, de Dois Unidos, conquistou a primeira colocação na 22ª Ciência Jovem, na categoria Iniciação à Pesquisa, com o trabalho "Robótica integrada à acessibilidade: uma solução para a cidade". Outras duas unidades de ensino da rede municipal do Recife foram premiadas pelo evento: a Escola Municipal Octávio Meira Lins ganhou o prêmio Destaque, e a Escola Municipal Antônio Heráclio do Rêgo ficou em quarto lugar, ambas na categoria Divulgação Científica. A cerimônia de premiação aconteceu na tarde desta sexta (11), no Shopping Paço Alfândega.

A 22ª Ciência Jovem foi realizada pelo Espaço Ciência e reuniu 270 trabalhos de todos os estados do Brasil e de outros cinco países. Formada pelos alunos Isabelly Viana, Kamila Souza, Pedro Henrique e Matheus Souza, a equipe da Escola Municipal Olindina Monteiro usou o conhecimento adquirido nas aulas de robótica para criar a Bengala Inteligente Eletrônica (Beniel), feita de peças de encaixe da Lego Education. "O objetivo é ajudar o deficiente visual a caminhar com segurança pelas ruas. A bengala tem dois sensores que ajudam o cego a detectar obstáculos e evitar acidentes", explica Matheus.

O instrumento é programado para emitir sinais sonoros e vibrar ao se aproximar de objetos que prejudiquem a mobilidade. "Com isso, a pessoa pode desviar das barreiras. Fizemos testes na escola e convidamos um professor cego para utilizar a bengala e dar sugestões. É uma forma de aumentar a função social dos materiais da Lego", explicam os professores Auristela Rocha e Edson Gomes Filho, que orientaram o trabalho. De acordo com eles, a ideia é criar equipamentos para diversos outros tipos de deficiência. Como prêmio, a equipe ganhou jogos educativos e se credenciou para participar do Milset Internacional, evento científico que acontece no próximo ano, em Fortaleza.

MORROS - Por sua vez, a Escola Municipal Octávio Meira Lins, do Vasco da Gama, ganhou o prêmio Destaque, na categoria Divulgação Científica, com o trabalho "Estratégias para o enfrentamento de riscos de quedas de barreiras no Alto Nossa Senhora de Fátima". O objetivo foi contribuir para a conscientização da comunidade sobre como evitar deslizamentos. "Morar em área de risco requer uma parceria constante entre população e poder público. Fomos a campo, em parceria com a Defesa Civil do município,  e distribuímos panfletos com informações importantes. Além disso, enviamos 120 questionários para medir o conhecimento das pessoas sobre os fatores de risco", explicam os alunos Bruno Galvão e Adryel Lopes, do 9º ano.

A professora de Geografia Maria Ana Paula Freire acrescenta que a ideia é realizar um trabalho permanente de sensibilização dos moradores. "Eles estão mudando vidas. A partir do trabalho, muita gente do bairro aprendeu quais são os tipos de vegetação adequados para o morro e como identificar fatores de risco", explica. Com o prêmio, a equipe se classificou para a 13ª Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit), que será realizada em setembro de 2017, no Recife.

RESULTADOS - O trabalho da Escola Municipal Antônio Heráclio do Rêgo, que conquistou o quarto lugar na categoria Divulgação Científica, teve o título "Eu nunca esqueço: a importância da informação e humanização no combate ao Alzheimer". O secretário-executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, Rogério Morais, comemora os bons resultados conquistados pelas escolas municipais. "É uma grande alegria ver nossos alunos premiados numa feira de nível internacional, que reuniu trabalhos de escolas públicas e privadas de vários países. Quando passa a ser protagonista e pesquisador, o estudante aprende na prática e se desenvolve muito mais".

Em 2015, dois projetos da rede municipal de ensino do Recife foram premiados na 21ª Ciência Jovem. Com o trabalho "Maracatu Rural na ótica da luz", a Escola Municipal Engenho do Meio ficou em 2º lugar na categoria Iniciação à pesquisa. Já a Escola Municipal Poeta Jônatas Braga ganhou o 4º lugar no Prêmio Destaque Pernambuco - Categoria Divulgação Científica, com o trabalho "Enxergando além dos olhos: construindo microscópios".