Escola Municipal Paulo VI promove o II Torneio Interclasse de Robótica

Até o dia 27 de abril todas as escolas de Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º) deverão promover o torneio Interclasse. Foto: Cristiana Soares/Detec

Na tarde da última sexta-feira (20), a Escola Municipal Paulo VI foi palco do segundo torneio interclasse de robótica. Estudantes do 6º e 7º ano participaram da competição, onde três equipes disputaram para alcançar o primeiro lugar e garantir uma vaga para o III Torneio de Robótica do Recife - TORRE. As competições interclasses, que serão realizada nas 36 escolas de Anos Finais da rede municipal de ensino do Recife, são organizadas pela coordenação do Programa Robótica na Escola e as Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utec).

Com robôs construídos e programados pelos estudantes, sob a orientação da professora multiplicadora Fernanda Barreto, da Utec Móvel 2 e o professor de Ciências Ricardo Leão, as equipes Viúva Negra, Feras Mortais e Destruidores colocaram em prática tudo o que aprenderam nas aulas de robótica.

A competição contou com duas etapas que teriam que ser concluídas pelas equipes. Na primeira etapa o robô tinha que percorrer um caminho em menor tempo, já na segunda, o robô deveria percorrer um caminho com um obstáculo e dois redutores de velocidade, que são um tipo de lombada.

A equipe Destruidores foi destaque em toda competição e alcançou o primeiro lugar. Os alunos Ronaldo Gabriel, Cauã Kleber, Maria Camila e Edson Barbosa ganharam a medalha de ouro e conquistaram uma vaga para o TORRE.

“É muita emoção, estávamos nervosos, mas batalhamos muito para conquistar o primeiro lugar. Corremos atrás e conseguimos alcançar”, disse Ronaldo.

O gestor da escola, Rubens Vasconcelos e a coordenadora pedagógica Raquel Vasconcelos expressaram a emoção e gratificação de promover o torneio na escola. “Temos a grata satisfação de ser a primeira escola, entre as escolas de ensino fundamental dois, a abrir a temporada de torneio de robótica. Estamos muito felizes”, comemorou Raquel. “Acreditamos no potencial desses meninos, e é um momento de muita satisfação”, completou Rubens.

Até o dia 27 de abril todas as escolas de Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º) deverão promover o torneio Interclasse, com o apoio da Utec que acompanha a escola. O primeiro colocado de cada unidade escolar receberá treinamento específico para o III Torneio de Robótica do Recife, que será realizado em junho. As competições são treinamentos para as equipes que irão participar da etapa regional da olimpíada Brasileira de Robótica.