Escola Municipal Professor Manoel Torres ganha nova sede

imagem de kaue.moreira
Espaço é quase cinco vezes maior que o imóvel anterior e atenderá 520 estudantes

A Prefeitura do Recife inaugurou nesta segunda-feira (15), a nova sede da Escola Municipal Professor Manoel Torres que, há 15 anos, funcionava numa casa alugada. O novo espaço é quase cinco vezes maior que anterior e está dentro do novo padrão estrutural adotado pelo prefeito Geraldo que esteve presente para conferir o novo imóvel. A nova sede conta com espaço tecnológico e salas amplas, climatizadas e adaptadas para pessoas com deficiência. Um investimento de 2,3 milhões em recursos próprios do município.

Esta é a primeira obra da educação a ser entregue neste primeiro semestre de 2016, outras quatro unidades municipais de ensino estão sendo concluídas. Todas as unidades fazem parte do programa de governo da atual gestão. "Transformamos uma casa em escola, um quarto que foi transformado em sala de aula. Fazer uma escola como essa aqui é premiar não os profissionais envolvidos, mas a luta do povo. Essa é a 11º escola que entregamos com esse padrão dentro do Programa Escola do Futuro. A gente começa a transformar a partir de agora a vida de 520 famílias que ano após ano terão a sua vida transformada", pontuou o prefeito.

Segundo o secretário de Educação, Jorge Vieira, tudo foi pensando para que os estudantes tenham uma educação de qualidade. “Essa é mais entrega para complementar na rede municipal da gestão do prefeito Geraldo Julio, tudo graças a sua decisão de investir pesado em educação. Mas o investimento não é só em infraestrutura, no mês passado foram nomeados mais 191 professores concursados. Parabenizo ao prefeito e também aos pais, alunos e funcionários que irão trabalho na nova Escola Municipal Professor Manoel Torres”, destacou Jorge.

A nova sede tem 1.600 m², enquanto a anterior, que originalmente era um imóvel residencial, tinha 347m². O espaço, com dez salas de aula climatizadas e acessibilidade garantida para estudantes com dificuldade de locomoção, conta com biblioteca, área de recreação, refeitório, banheiros adaptados para a faixa etária, espaço tecnológico com cinco mesas interativas que auxilia na alfabetização, sala de recursos multifuncionais para atender alunos com deficiência e sala de artes, onde os estudantes terão aulas de música e teatro.

Segundo a professora Alba Valéria Falcão, os estudantes e professores o imóvel anterior não permitia realizar muitas atividades e agora com o novo espaço, facilitará o trabalho dos professores nos desenvolvimentos dos estudantes. “Achei esse novo espaço maravilhoso. Trabalhávamos numa casa com espaços minúsculos para os alunos fazerem atividades, que não permitia uma socialização de experiências, banheiros inadequados para pessoas com deficiência... E chegamos aqui e um espaço todo inclusivo. Agora os estudantes com dificuldades de locomoção terão ainda mais autonomia que é um direito deles”, avaliou Alba.