Escola no Grau: Prefeitura do Recife entrega nova sede da Escola Municipal Jardim Uchôa

imagem de Guilherme Vila Nova
Unidade de ensino em Areias foi construída do zero com toda estrutura e conforto para acolher os estudantes da Rede Municipal. Foto: Alessandro Potter / PCR

Uma escola novinha em folha. Foi assim que a Prefeitura do Recife entregou a nova sede da Escola Municipal Jardim Uchôa, localizada no bairro de Areias, na Zona Oeste da cidade. A construção do novo prédio, que foi totalmente planejado e erguido do zero, faz parte do Programa Escola no Grau, que tem como objetivo melhorar a infraestrutura da Rede Municipal de Ensino do Recife como um todo, realizando requalificações e construções de novas sedes e novas unidades em todas as regiões da capital pernambucana. A entrega do novo equipamento foi realizada nesta quarta-feira (14).

Com um investimento em torno de R$1,5 milhão de reais, a nova sede da E.M. Jardim Uchôa conta com sete salas de aula, biblioteca, sala de recursos multifuncionais, sala dos professores, coordenação, direção, secretaria, pátio, refeitório, cozinha com despensa, banheiros acessíveis e depósito. O prédio ainda conta com a climatização em todas as salas e rede lógica. 

“Agora teremos uma nova data para comemorar o aniversário da escola. Foi uma luta muito grande para que isso fosse uma realidade, e reconheço que foram muitas mãos envolvidas. Todos os gestores que passaram por aqui participaram desse sonho. Meu sentimento é de gratidão por saber que hoje vamos poder acolher as crianças com conforto. Temos um espaço de leitura que é a menina dos meus olhos, e também a questão tecnológica e todos os equipamentos, que são um recurso muito importante”, comemorou a gestora da escola, Flávia Câmara.

Atualmente, a unidade de ensino atende cerca de 240 estudantes, que estão divididos entre o Grupo V (Educação Infantil) e turmas 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais), totalizando 14 turmas. Com a mudança para o novo equipamento, estudantes e profissionais poderão desfrutar de um ambiente muito mais acolhedor, confortável e propício para um melhor desenvolvimento do trabalho e da aprendizagem das crianças. 

“É com uma alegria imensa que realizamos a entrega da nova sede da Escola Municipal Jardim Uchôa. Esse era um pedido muito antigo da comunidade e hoje podemos retribuir para os moradores essa construção tão aguardada. Agora, os estudantes estarão dentro de um prédio com o padrão que queremos para todas as unidades da Rede Municipal do Recife, oferecendo total conforto para todos os que irão usufruir das instalações no dia a dia”, celebrou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

“Este é um dia de alegria e muita festa. Quando eu vinha no caminho, lembrei do dia em que a gente anunciou que essa escola seria construída no terreno onde a gente sonhou. Foi um dos primeiros atos da minha gestão. Conversamos aqui com as pessoas e pude ver no olhar de cada uma o desejo e a esperança para essa obra. Hoje, voltamos aqui para ver o que há 12 anos esperavam se tornar uma realidade. Um fruto do trabalho de muita gente”, arrematou o prefeito João Campos. 

ESCOLA NO GRAU - Essa obra faz parte do Programa Escola no Grau, da Prefeitura do Recife, que tem como principais objetivos requalificar 200 unidades educacionais e construir novos prédios e novas escolas e creches em todas as regiões da cidade. Atualmente, 60 unidades já estão em fase de requalificação e outras 80 unidades estão com projetos em elaboração ou licitação, com início das obras para 2023. Além disso, mais 60 unidades estão previstas para 2024, chegando a 200 unidades escolares requalificadas. O investimento total do Programa Escola no Grau é de R$ 200 milhões até 2024.

 
Fotos: Paulo Melo/PCR