Escola Pedro Augusto vence Olimpíada de Jogos Digitais

A plataforma digital de aprendizagem envolve mais de doze mil estudantes do 6º ao 9º ano matriculados nas 36 escolas municipais de Anos Finais. Foto: Abel André/Detec

A Escola Municipal de Ensino Integral Pedro Augusto, que representava a Alemanha, foi a grande vencedora da Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE), que aconteceu na última terça-feira (26), na Diretoria Executiva de Tecnologia (Detec), na Boa Vista. O evento reuniu 16 estudantes de oito escolas, e envolveu mais de 150 participantes na torcida. O campeonato envolve 7.611 estudantes dos Anos Finais em uma plataforma digital de aprendizagem.

A Escola Municipal de Ensino Integral Nadir Colaço, representando a Rússia e a Escola Municipal Oswaldo de Lima Filho, Argentina, ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente. Para entrar no clima futebolístico que congrega nações de todo o mundo, o design da plataforma bem como da mascote que norteia os jogos e enigmas, suas perguntas e respostas tornaram-se temáticas nos tons verde e amarelo e foram acrescidas ao banco de perguntas uma série de questões acerca dos países competidores, que envolveram disciplinas como Geografia e História, por exemplo.

Para o Diretor-executivo de Gestão Pedagógica Rogério Morais, os torneios são eventos importantes. “Competições como essa vem dando certo, pelo engajamento voluntário dos estudantes nas competições e no acesso à plataforma. Eles estão se divertindo muito, mas também aprendendo muito! Isso é muito importante para esta etapa do ensino fundamental”, ressalta. Também participaram da competição das EM Paulo VI (Brasil), EM Aderbal Galvão (Espanha), EM Doutor Rodolfo Aureliano (França), EMTI Dom Bosco (Inglaterra), EM Maria Sampaio (Japão).

Atualmente, a plataforma da OJE está disponível para os 12 mil estudantes de 6º ao 9º ano da rede de ensino do Recife. Os desafios e enigmas podem ser respondidos individualmente ou em times de quatro a seis alunos. Cada equipe tem que ter um professor aliado. A plataforma monitora automaticamente o desempenho dos estudantes, para que os docentes possam trabalhar os temas com os quais os alunos têm mais dificuldade. Para apoiar os estudantes na gincana virtual colaborativa, os docentes e gestores da rede municipal também podem se inscrever na plataforma através do site www.recife.oje.inf.br.

A OJE – a metodologia prega a aquisição de conhecimento através da gamificação de conteúdo. Através de jogos eletrônicos desenvolvidos pela empresa Joy Street, a OJE trabalha conteúdos das disciplinas escolares de forma lúdica para desenvolver habilidades dos alunos e, assim, melhorar o desempenho escolar. Sob a tutela dos professores, em um formato que propõe uma arquitetura de missões e desafios baseados em uma narrativa que oferta o senso de propósito da aventura, os estudantes aprendem de forma divertida, numa linguagem mais próxima da realidade dos jovens. Os desafios online, que podem ser respondidos individualmente ou em times, ajudam a integrar e engajar os estudantes.

De acordo com o executivo-chefe da Joy Street, Fred Vasconcelos, a plataforma pernambucana já foi utilizada em cerca de cinco mil escolas do Brasil, atingindo mais de 200 mil alunos. “A OJE utiliza os conteúdos dos livros didáticos de português, matemática, ciências, língua estrangeira e das demais disciplinas escolares de forma lúdica, através da gamificação e da mecânica clássica de videogame. O foco das olimpíadas é a aprendizagem, e isso fica mais fácil com o engajamento proporcionado pelo formato divertido da gincana, que inclui o ambiente de torcida dos colegas. Esperamos que os professores encarem essa plataforma como aliada do processo educacional e que usem os jogos em sala para fisgar o interesse dos estudantes”, afirmou Fred Vasconcelos, que é o pioneiro na indústria de jogos eletrônicos no Brasil e no uso de seus conceitos em educação.