Escolas da Rede Municipal do Recife conquistam medalhas na Olimpíadas Internacional Matemática sem Fronteiras

imagem de Guilherme Vila Nova
Premiações foram arrematadas pelos estudantes da Maria Sampaio de Lucena e Florestan Fernandes, do Ibura. Foto: Paulo Melo/PCR

Os estudantes da Rede Municipal do Recife brilharam na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF), seção brasileira do evento internacional Mathématiques Sans Frontiéres, criado em 1989 pela Académie de Strasbourg, na França. As Escolas Municipais Maria Sampaio de Lucena e Florestan Fernandes, ambas do Ibura, somaram seis equipes de estudantes na competição, e todos conquistaram medalhas. Vale destacar que a olimpíada, que é a maior de matemática por equipes do mundo, contou com a participação de mais de 3.200 equipes de 1.600 escolas de 24 estados brasileiros na etapa nacional. 

A Escola Municipal Maria Sampaio conquistou duas medalhas nacionais, sendo prata com a equipe do 8º ano e bronze com os estudantes do 9º ano. Já a Florestan Fernandes arrematou medalha de prata nacional com a turma do 8º ano, que contou com dois alunos surdos da sala bilíngue, e bronze estadual com os estudantes do 6º  e 9º ano. 

“Oportunidade e conquista andam de mãos dadas. E quando se encontram com o sonho e a vontade de crescer, aí não tem como não ser sucesso. Foi isso que aconteceu com nossos estudantes. Um novo desafio foi oportunizado e eles agarraram e fizeram bem feito. Estou cheia de orgulho dos professores, que não desistem nunca e dos estudantes, que topam sempre o que é proposto com um deslumbramento que só a adolescência tem. Eles acabam nos levando de volta a este espaço de encantamento que ficou turvo nesses tempos difíceis. A educação tem esse poder”, comemorou a gestora da Escola Florestan Fernandes, Karla Pereira. 

Agnaldo Francisco de Barros, aluno do 8º ano da mesma unidade, comemorou o feito de conquistar uma medalha de prata nacional em seu primeiro ano disputando a competição. “Fiquei muito feliz quando soube e corri logo para contar aos meus pais, que também ficaram muito felizes. Foi a primeira vez que participei da Olimpíada e foi muito bom o resultado. No próximo ano pretendo participar novamente e, dessa vez, quero comemorar uma medalha de ouro”, garantiu o estudante de 13 anos. 

“Esta premiação trouxe um grande ânimo para os estudantes, responsáveis e todos que fazem a comunidade escolar da Escola Maria de Sampaio Lucena. É com muita alegria que apresentamos os nossos estudantes medalhistas nas Olimpíadas Internacionais de Matemática. A iniciativa foi do professor Rinaldo César, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que se predispôs a preparar os estudantes da Educação Integral e do Ensino Regular para a competição. Iniciamos ainda quando as aulas eram remotas e depois prosseguimos com o retorno do presencial”, destacou o gestor da escola, Amaro Antônio.

No Brasil, a OIMSF é organizada pela Rede POC International Education, com apoio oficial da Embaixada da França; do Consulado Geral da França em São Paulo; do Conselho Nacional de Secretários de Educação(Consed); da Universidade Metodista de São Paulo e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). 

Os principais objetivos da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras são aproximar os países estrangeiros através do estudo da matemática; promover o interesse pela matemática; o uso de outros idiomas na solução de problemas matemáticos e a solução destes problemas através do trabalho colaborativo. 

Confira a lista completa dos estudantes da Rede Municipal do Recife que foram premiados:

Escola Municipal Maria Sampaio de Lucena 

Prata Nacional (8º ano)

Lucas da Silva

Adrielly dos Santos

Sara Bianca Marques

Ana Damille da Silva

Kaio Gabriel de Lira

João Guilherme Araújo

Adryan Vinicius Francelino

Ana Letycia Mendonça

Bronze Nacional (9º ano)

Ana Karolina Correia

Cláudio Max da Silva

Querem da Silva

Rayssa Salvino

João Victor Nicolau

Ewerton Benedito

Daniel Henrique de Oliveira

Thiago Kauã da Silva

Escola Municipal Florestan Fernandes 

Prata Nacional (8º ano)

Isadora Luna

Miguel Augusto Mendonça

Rodrigo Francisco da Silva

Thales Felipe Ramos

Gustavo Rodrigues 

Rômulo Henrique Oliveira

Eduarda Letícia Paixão

Débora Vitória da Silva

Ednilson Vitor da Silva

Ryan Victor Marinho

Agnaldo Francisco de Barros

Lucas Ribeiro 

Bronze Estadual (6º ano)

José Mikael

Pietro Dartagnan 

Rafael Gladston 

Raiane Vitória

Thallyson Emmanuel

Willyamberg Raul