Escolas da rede municipal do Recife conquistam primeiro lugar na Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras

imagem de Cáthia
Três bandas da rede municipal de ensino do Recife participaram e foram premiadas na competição (Fotos: Paulo H.)

No último domingo (20) quatro escolas municipais do Recife participaram da final da Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras.  Elas passaram por sete etapas até chegarem a final. O evento foi realizado no Bairro do Recife e, na final, envolveu 37 bandas das redes federal, municipais, estadual e particulares.

As escolas municipais Professora Almerinda Umbelino de Barros e Antônio Farias Filho conquistaram o primeiro lugar nas categorias Banda Percussiva e Marcial Master, respectivamente. Já a Escola Municipal em Tempo Integral Paulo VI ficou com o terceiro lugar na categoria Marcial Infantil. Cada banda tem de 30 a 40 participantes que são estudantes da escola ou da comunidade.

A formação de bandas e fanfarras nas escolas municipais do Recife é fomentada pelo Núcleo de Atividades Culturais (NAC), ligado à diretoria executiva de Gestão Pedagógica. “A participação das bandas em concursos como este vão muito além da competição, é um movimento de inclusão social, por meio da arte”, comemorou Genivaldo Francisco, gestor do NAC.

As bandas do Recife ainda participam de duas competições este ano. Para o Campeonato Norte e Nordeste, que será realizado nos dias 24 e 25 de novembro, em Feira de Santana-BA irão as escolas Professora Almerinda Umbelino de Barros e Pastor Paulo Leivas Macalão. Já para a competição Nacional, que vai ocorrer nos dias 7 e 8 de dezembro, em Goiás, vai a Escola Municipal Antônio Farias Filho.

A Copa tem o objetivo de estimular as bandas e fanfarras, promover o intercâmbio entre os integrantes, mediante competições, incentivar as corporações musicais, o aprimoramento de métodos e técnicas artísticas, bem como contribuir para o desenvolvimento do espírito de corporação, autodisciplina e civismo, necessários à formação integral do cidadão.

Fotos: Paulo H.