Escolas da Rede Municipal do Recife contam com programação especial em alusão ao Dia Municipal de Luta Contra a Gordofobia

imagem de Guilherme Vila Nova
Unidades de ensino receberão rodas de conversas que tratarão sobre autoestima, empatia e gordofobia. Foto: Paulo Melo/PCR
Em celebração ao primeiro ano da Lei 18.831/2021, que instituiu no Recife o Dia Municipal de Luta Contra a Gordofobia - celebrado em 10 de setembro - e Lei 18.832/2021, que adotou medidas que asseguram a inclusão e a proteção da pessoa gorda nas unidades municipais de ensino, escolas da Rede Pública Municipal receberão ações sobre o tema durante toda a semana. A partir desta segunda-feira (5), até a sexta-feira (9), as unidades serão contempladas com uma roda de conversas e palestras com psicólogos que tratarão sobre autoestima, empatia e gordofobia.

O pontapé da ação foi dado na Escola Municipal de Tempo Integral Pedro Augusto, na Região Central do Recife. Reunindo turmas do 9º ano, a psicóloga Clécia Marinho conversou com os jovens e fez importantes alertas sobre bullying e gordofobia. “A gente percebe, principalmente a partir do 6º ano, uma grande dificuldade desses estudantes em lidar com as diferenças. A gente precisa estar dia a dia estimulando esses jovens para que essas diferenças sejam motivo de atrair e não de separar as pessoas”, disse Clécia. 

É importante destacar que Recife foi a primeira capital brasileira a contar com leis antigordofobia. As legislações, sancionadas pelo prefeito João Campos no ano passado, são de autoria da vereadora Cida Pedrosa, fazendo da capital pernambucana um local de promoção de conscientização e combate ao preconceito, além de promover a inclusão de pessoas gordas. 

A Lei 18.832/2021, inclusive, assegura às pessoas gordas carteiras escolares adequadas aos seus biotipos corporais nas instituições de ensino básico e superior do Recife, sejam elas púbicas ou privadas, além de garantir um ensino livre de discriminação ou práticas gordofóbicas. Essas carteiras já foram adquiridas pela Prefeitura do Recife e são distribuídas sob solicitação dos estudantes e unidades escolares. 

“Já passei por situações de bullying e é muito desnecessário isso de um aluno diminuir o outro”, confessou Conrrado Leandro, de 14 anos. “Temos que aprender a nos colocar no lugar do outro. Essas rodas de conversa nos fazem refletir sobre a importância do respeito. O que não quero pra mim, não quero para o outro”, emendou. “Estamos aqui para ajudar outras pessoas. É muito importante que todas as escolas façam esse trabalho de conscientização, principalmente no dia a dia. Cada um é perfeito e bonito do jeito que é”, complementou Alicia Vitória, de 15 anos. 

Vice-gestora da unidade, Suzana Vital reforçou a importância da ação para os jovens. “É um enfrentamento que tem que ser feito todo ano, até porque temos sempre novas turmas chegando. É um tema que mexe diretamente na questão da autoestima dos nossos estudantes e temos que estar sempre atentos a isso.”

Além da Pedro Augusto, as Escolas Municipais de Tempo Integral da Mangabeira e Dom Bosco e Escolas Municipais Olindina Monteiro de Oliveira França, Octávio de Meira Lins, Vila Sésamo, Oswaldo de Lima Filho e Arraial Novo do Bom Jesus também são unidades que receberão as palestras. 

Fotos: Paulo Melo/PCR