Escolas da Rede Municipal do Recife dão sequência ao processo de retomada das aulas presenciais

imagem de Paulo H
Nesta terça-feira (27), início da segunda etapa do cronograma de retorno às aulas, unidades escolares recepcionaram estudantes do 4º ao 7º do Ensino Fundamental

“A expectativa era grande, pois o anúncio deste retorno aconteceu ainda nas aulas remotas. E o reencontro com os meus alunos foi maravilhoso”. Foi com esta frase que a professora do 5º ano da Escola Municipal Maurício de Nassau, Vanessa Oliveira, entrou novamente, após um ano e quatro meses, em uma sala de aula. Localizada no Alto do Mandu, a unidade de ensino foi uma das que retornaram às aulas nesta terça-feira (27), início da segunda etapa do plano de retomada das atividades presenciais da Rede Municipal de Ensino do Recife.

A retomada está sendo muito tranquila. Realizamos várias reuniões para preparação e estudo do protocolo. Conversamos com a comunidade, com os pais, responsáveis e com todos da equipe da escola, incluindo professores e demais profissionais, para que eles se sentissem seguros em retornar. Hoje, registramos a presença de 65% dos nossos estudantes, o que nos mostra que os pais estão confiantes e tranquilos com a escola”, disse a gestora da Maurício de Nassau, Cíntia Dantas.

Para este retorno, a gestão da escola adotou o sistema de rodízio e dividiu as turmas em dois grupos, que estão sendo identificados pelas cores azul e amarelo. “A adesão ao rodízio para cumprir o item do distanciamento previsto no protocolo. Cada estudante recebeu um crachá com a cor referente ao grupo que pertence, além dos nomes afixados nas bancas. Então, naquela cadeira só vai sentar aquele estudante, não vamos ter rotatividade neste sentido. E a questão das cores é uma forma da criança visualizar melhor essa identificação dos grupos”, completou Cíntia.

Hoje, voltaram às salas de aulas estudantes do 4º, 5º, 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Na Escola Municipal Santo Amaro Severino Gomes, localizada no bairro de Santo Amaro, a retomada das aulas também era bastante esperada. “Minha expectativa é que este retorno seja dentro de um protocolo de segurança, que todo mundo se sinta confiante e que as aprendizagens realmente se recuperem, pois os alunos precisam dessa aprendizagem e desse fortalecimento para desenvolverem suas habilidades”, ressaltou a gestora da unidade, Angélica Macedo.

Inaly Beatthryz, do 5º ano da Escola Municipal Santo Amaro, estava ansiosa para voltar para a escola. “Desde domingo ela está com tudo pronto para este retorno. Apesar da escola fornecer o lanche e o fardamento, ela me pediu para comprar uns lanches e uma roupa nova. Uma alegria só”, disse Charlene Laupa, mãe da estudante. Sobre o período das aulas remotas, realizadas desde o início da pandemia, Charlene destacou a organização da gestão da escola. “Ela teve o rendimento dela, não perdeu nenhuma aula online, foi tudo muito organizado. A gestão está de parabéns e a escola está totalmente pronta para voltar com as aulas. Está tudo muito organizado, separaram os alunos. Minha filha mesmo estuda em uma sala com 25 alunos, e hoje não estarão todos aí, pois a escola organizou o rodízio destes alunos. Eu achei muito bom, estou me sentindo segura em relação a isso”, ressaltou.

Quem também voltou para a escola nesta terça-feira foi Davi Lucas. “Eu estou muito feliz de vir para cá. Estou matando as saudades dos meus amigos, queria dar um abraço, mas não posso ainda, só posso vê-los de perto e conversar”, pontuou o estudante do 4º ano. “Muito feliz e muito empolgada para ter minhas aulas aqui na escola. Estava muito ansiosa, pois eu não gostei muito das aulas pelo computador, além de estar longe dos meus colegas. Apesar de não poder abraçá-los, aqui eu estou perto deles e dos meus professores”, completou a colega de sala de Davi, Brenda Lima.

O secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, visitou as duas escolas e comentou sobre a sequência dada ao plano de retomada das aulas presenciais nas escolas e creches da Rede Municipal de Ensino do Recife. “Estamos contentes em avançar com mais uma etapa do nosso cronograma de volta às aulas presenciais. Estamos trabalhando desde o início do ano para que esta retomada pudesse acontecer. Ainda temos mais uma etapa, no dia 03 de agosto, com a volta dos estudantes do Ensino Fundamental, 1º, 2º e 3º anos, Educação Infantil, com creche e pré-escola, e Educação de Jovens e Adultos”, disse. “É importante ressaltarmos também que todas as nossas escolas estão seguindo as normas e orientações estabelecidas no protocolo sanitário”, finalizou o secretário.

Fotos: Paulo H | PCR