Escolas da Rede Municipal do Recife são campeãs da Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras

imagem de Guilherme Vila Nova
Ao todo, 37 bandas estavam concorrendo ao pódio na final da competição. Foto: Brasil Bandas/Ed Percol

Encerrando o ano no pódio. Esse é o balanço final de três bandas da Rede Municipal de Ensino do Recife. Durante a disputa da  grande final da Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras, realizada no último domingo (19), na quadra da Secretaria de Educação e Esportes do Estado, a Escola Municipal Antônio Farias Filho, de San Martin, foi a grande campeã geral na categoria Marcial Master; a Escola Municipal Paulo Leivas Macalão, de Casa Amarela, venceu a categoria Marcial Juvenil, enquanto a Escola Municipal Professora Almerinda Umbelino de Barros, do Vasco da Gama, conquistou a segunda colocação na categoria Percussão.  

Ao todo, estiveram na disputa da competição estadual um total de 37 bandas, oriundas de diversas cidades de Pernambuco. Anteriormente, durante a disputa da I Copa Recife de Bandas, a EM Antônio Farias Filho também havia sido campeã municipal na categoria Marcial Master; assim como a Paulo Leivas também liderou a categoria Banda Marcial Juvenil e a Almerinda Umbelino garantiu prata na Percussão. Os resultados expressivos foram repetidos na disputa Estadual. 

“Para mim, que estou na frente desse processo junto com toda a equipe, é uma felicidade muito grande retornar com as bandas do município e já de cara obter um resultado tão expressivo como esse. Pela primeira vez fomos campeões na categoria Marcial Juvenil na competição, e este é um resultado muito positivo também para dentro da sala de aula e para a vida desses garotos, que enxergam a arte como um meio de inclusão social” comemorou Genivaldo Francisco, gestor do Núcleo de Atividades Culturais da Secretaria de Educação do Recife.