Escolas Municipais do Recife abrem primeiro dia de competições da Olimpíada Brasileira de Robótica

imagem de Guilherme Vila Nova
Etapa Regional Recife está sendo realizada na Escola Municipal da Mangabeira. Foto: Concape Eventos

A Olimpíada Brasileira de Robótica conheceu, nesta quinta-feira (25), os campeões da Etapa Regional Recife 1. O evento, realizado pela Prefeitura do Recife ao lado da CESAR School, está sendo disputado na Escola Municipal da Mangabeira e, neste primeiro dia, contou com disputas entre equipes das escolas municipais da capital pernambucana. Ao todo, sete unidades de ensino se classificaram para a Etapa Estadual no Nível 1 e quatro para o Nível 2. A final da competição será realizada neste domingo (28) e os primeiros colocados de cada nível garantem vaga direta para a etapa Nacional do certame, que será disputada entre os dias 17 e 22 de outubro, em São Bernardo do Campo (SP). 

No Nível 1, a equipe Fênix, da Escola Municipal Antônio Farias Filho, foi a grande campeã. O pódio foi completado pela equipe PH Robótica, da Escola Municipal Padre Antônio Henrique, e Amobótica, da Escola Municipal Arquiteto Alexandre Muniz. Os times Águia de Prata (E.M. Antônio Farias Filho), Robotnik (E.M. Doutor Rodolfo Aureliano), The Diamond Robots (E.M. Antônio Farias Filho) e AOR01 (E.M. Pedro Augusto) também se classificaram para a etapa Estadual. 

Já no Nível 2, o time Refúgio Tech Robotics, da Unidade de Tecnologia na Educação (Utec) Santo Amaro, foi o grande vencedor, seguido dos Supremos, da Escola Municipal Antônio Farias Filho, e Nilo Robot 2, da Escola Municipal Nilo Pereira. As meninas que formam a equipe As Poderosas da Robótica, da Utec Largo Dom Luís, também se juntaram aos demais competidores e vão disputar a etapa Estadual no domingo. 

Durante a competição, os estudantes tiveram que apresentar robôs autônomos na arena, capazes de se guiar por uma linha que possuía interrupções, lombadas e obstáculos, e ainda passar por uma gangorra. Na última etapa, vítimas representadas por bolas de isopor precisavam ser encontradas e o robô deveria ser capaz de manipulá-las com garras ou outro mecanismo desenvolvido para essa finalidade. A área de resgate, onde as vítimas deveriam ser alojadas, também é variável e o robô precisou identificar sua localização.

“Uma grande alegria estar com os nossos estudantes na abertura da etapa Pernambuco da Olimpíada Brasileira de Robótica. Nosso grande objetivo não é só que as nossas escolas participem das competições, mas levar a robótica para dentro das nossas escolas. Pernambuco tem uma tradição muito forte nesse trabalho e as escolas públicas sempre tiveram grande destaque, mostrando que é possível sim fazer um trabalho diferenciado com um olhar especial para a nossa rede pública”, celebrou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

“Temos um histórico de escolas municipais no nosso estado que tem se destacado nos últimos anos, como aconteceu em 2016, onde tivemos as cinco melhores colocadas na etapa Nacional. Recife é uma referência no cenário da robótica brasileira”, complementou o professor do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) School, Henrique Foresti. 

 
Fotos: Concape Eventos