Escolas Municipais do Recife concluem seletiva para o II Torneio de Robótica do Recife

As equipes vencedoras das seletivas participarão do II Torneio de Robótica do Recife em junho. Foto:Rauni Tarquinio/DETEC

A Secretaria de Educação do Recife promoveu, no período de 5 de abril a 19 de maio, por meio do Programa Robótica na Escola, competições de robótica de encaixe (Lego) nas escolas municipais, que têm turmas dos anos finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental. Ao todo, foram selecionadas 37 equipes, sendo uma por escola e uma do Núcleo de Altas Habilidades/ Superdotação (NAAH/S), para concorrer no II Torneio de Robótica do Recife, que será realizado nos dias 29 e 30 de junho, no Compaz Cordeiro.

Cerca de 540 estudantes, divididos em 138 equipes participaram da seletiva, que foram realizadas nas unidades de ensino, com o apoio das Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania (UTEC). Os grupos de estudantes foram acompanhados por professores da própria escola, aproximadamente 25 profissionais foram envolvidos na atividade, além deles mais 23 professores multiplicadores, seis coordenadores do Programa Robótica na Escola e 14 monitores participaram da organização das competições. No final de cada rodada nas escolas, os estudantes receberam premiações como medalhas, caixa de chocolate e certificados.

O II Torneio de Robótica do Recife é uma competição de resgate, similar a uma das categorias da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).  Organizada pelos coordenadores do Programa Robótica na Escola, o evento tem o objetivo de preparar as equipes de estudantes da rede municipal de ensino do Recife para a fase regional da OBR.