Escolas Municipais do Recife ganham Clubes de Rádio e Cinema

Iniciativa envolve recursos de R$ 856 mil reais e vai beneficiar 89 unidades da rede municipal de ensino. Foto: Inaldo Lins/PCR

Na tarde desta quinta-feira (5), uma plateia de várias gerações tomou conta da Diretoria Executiva de Tecnologia de Educação (DETEC), na Boa Vista (antigo Colegio Nóbrega), onde aconteceu o lançamento oficial dos Clubes de Rádio e de Cinema em 89 escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa envolve recursos da ordem de R$ 856 mil Reais e irá contemplar mais de 25 mil estudantes de 89 escolas.

Ciceroneada pelo vice-prefeito Luciano Siqueira e pelo Secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo, a cerimônia de entrega simbólica de equipamentos para as escolas envolveu mais de 200 estudantes, professores e gestores da rede de ensino e reuniu nomes consagrados dos segmentos da comunicação como os radialistas Edvaldo Morais, Jota Ferreira e do meio do cinema como a cineasta Kátia Mesel, os fundadores do Cine-PE Sandra e Alfredo Betinni e Walmir Cardoso, gerente da Roquette Pinto Comunicação Educativa.

No total, os Clubes de Cinema e de Rádio irão receber 705 itens como projetores, notebooks, modems, classmates (notebook voltado para educação), caixas de som, amplificadores e microfones. O investimento total nos kits, que serão entregues para 89 escolas e creches-escola da rede municipal de ensino, é de R$ 856.695,38, sendo 77 kits destinados a Clubes de Cinema e outros 27 para os Clubes de Rádio.

Para o secretário de Educação do Recife, Alexandre Rebêlo, a iniciativa vem em boa hora e reforça políticas na área de tecnologia em educação já existentes na rede, como os Clubes de Robótica. “As ferramentas tecnológicas têm muito a somar no segmento pedagógico e no desenvolvimento dos estudantes da rede municipal. Atenta às novas tendências, a Prefeitura do Recife ratifica hoje a vocação da rede no nicho da Educomunicação, braço científico que promove o diálogo permanente entre os saberes da educação e da pedagogia, promovendo o protagonismo dos jovens, desenvolvendo seu pensamento crítico, o trabalho em grupo e o respeito às diferenças”, arremata.

Para os estudantes da Escola Municipal Pedro Augusto Raíssa Gonçalves (12) e Samuel Carlos (13), integrantes do braço de Imprensa Mirim há um ano, a atividade da Rádio Escola é inspiradora. “Aprendemos muito sobre como utilizar de forma correta o tom de voz, melhoramos a leitura e podemos visitar lugares novos”, destaca Samuel. Para Raissa, a atividade também passa pelo prazer de descobrir as atividades da rádio. “Aprendemos como decidir sobre as pautas e a fazer fotografias”, exemplifica a estudante, que revela que boa parte dos programas produzidos por eles – e que são veiculados sob o formato de rádio de pátio uma vez por mês – versa sobre temas urgentes à classe estudantil como Bullying e Preconceito.

Verdadeiro patrimônio da comunicação pernambucana, Edvaldo Morais saudou a iniciativa. “A educação do Recife é diferenciada, nos traz sabedoria. Quando são criados clubes de robótica, de rádio e de cinema, isso é um incentivo para a meninada, que sai daqui e chega até ao exterior através do conhecimento, fundamental para o crescimento da cidade e do país, que só muda com educação”, ressaltou o radialista lembrando dos feitos dos estudantes do Recife nos campeonatos mundiais de robótica.

A iniciativa de oficializar os Clubes de Rádio e de Cinema também ratificam a vocação natural da cidade nos dois segmentos, que fazem história desde a década de 20 do século passado. Em 1919 surgia a Rádio Clube de Pernambuco, uma das primeiras emissoras de rádio do país. Ainda na década de 20, a capital pernambucana também seria destaque nacional em Cinema com o que se chamou “Ciclo do Recife”, com uma produção intensa de filmes.

Posteriormente o rádio também foi uma importante ferramenta na educação de adultos do Recife na década de 60 através do Movimento de Cultura Popular (MCP), que lançou escolas de rádio e produzia programas radiofônicos para ministrar aulas para a população. O cinema do Recife, por sua vez, decola definitivamente a partir da década de 90 com representação inconteste em festivais nacionais e internacionais dedicados à Sétima Arte.

Rede possui produção profícua – A paixão pelo cinema e pela rádio é uma constante na rede de ensino e hoje. Confira alguns números

• A criação de web rádios nas escolas municipais teve seu pontapé inicial no ano de 2015, a partir de quando começaram capacitações para professores da rede.
  • Atualmente há mais de 50 web rádios em plena atividade na Rede Municipal de Ensino do Recife, além de unidades com rádios de pátio. O objetivo do projeto é desenvolver a capacidade dos estudantes de trabalhar em equipe, aprimorar o exercício da leitura e dos dotes artísticos. O projeto também estimula o protagonismo jovem e faz dos alunos agentes de cidadania com intensa troca de experiências.
  • Os programas têm o formato de Podcasts (sistema que disponibiliza gravações no formato MP3 em plataformas que podem ser acessadas por meio da internet), permitindo ao ouvinte livre acesso - inclusive pelo celular - e as produções são ancoradas em plataformas online e aplicativos como o Mixcloud.com. O conteúdo produzido sempre tem um viés didático e informativo. Para ouvir - https://www.mixcloud.com/radioescolarecife/
  • 92 Escolas já trabalhavam com exibição de Cinema – Hora do Cinema segunda última avaliação geral feita no fim de 2017 com ajuda dos Multiplicadores
  • A Rede municipal de ensino possui seu próprio festival de cinema, que se chama EmCine (Encontro Municipal de Audiovisual na Educação) cuja primeira edição aconteceu em 2017, no Forte das Cinco Pontas. No total, 48 escolas participaram e competiram com filmes no Festival, que possui uma mostra competitiva.
  • Mais de 100 escolas utilizam filmes de forma pedagógica em sala de aula