Estande da Prefeitura do Recife na Fenelivro reúne oficinas, contação de histórias e lançamento de livros

imagem de Paulo H
Cerca de mil estudantes da Rede do Recife participarão das atividades - Fotos: Paulo H./PCR

Até domingo (3), a Prefeitura do Recife estará, por meio da Secretaria de Educação,  participando da V Feira Nordestina do Livro (Fenelivro), no Centro de  Convenções de Pernambuco, em Olinda. Num estande de 100 metros quadrados, a Rede de Ensino do Recife lançará livros, apresentará exposições, partidas de xadrez gigante e oficinas de animação e contação de histórias feitas pelo robô NAO e por professores. Cerca de 1.000 estudantes de 20 escolas municipais do Recife passarão pelo espaço.

Nesta quinta(31), pela manhã, os alunos da Escola Municipal Nilo Pereira jogaram  Xadrez Gigante.  Na sexta (1), ocorrerá oficina de ecologia animada com uso da técnica scratch, também haverá  o lançamento do livros entre os quais,  Recife das Mulheres Revolucionárias e Incríveis do Brasil, da Escola Júlio Vicente, e Banda de Percussão da Escola Almerinda Umbelino, se apresentará no palco principal às 11h.

No sábado(02), entre os destaques estarão as contadoras de histórias da Rede do Recife, Erika Montenegro e Rosângela Pereira. Rosângela fará a narrativa do livro Palhaço Biduim – Uma História de Cheiro Cravo Canela e Alecrim. A mensagem apresentada pela edição é que o importante é o essencial, que está nas coisas mais simples compartilhadas com as pessoas mais próximas. O dinheiro e o que ele é capaz de comprar fascinam, mas são uma ilusão. Rosângela diz que contar histórias alimenta sua alma. “Quando faço contação não existe mais nada além do meu público, que entra num cenário de sonhos e ludicidade”.

Nas histórias, as crianças descobrem os conflitos do mundo, os impasses, as soluções, que os problemas podem ser enfrentados e superados. As histórias podem influenciar nos processos evolutivos da criança, ajudando-a no entendimento do que lhe acontece e na resolução dos seus conflitos internos.

Ainda no sábado, haverá lançamento de vários livros produzidos pelas crianças do Núcleo de Atividades de Altas Habilidade e Superdotação (NAAHS) e Banda Marcial Maurício de Nassau(Escola Antônio Farias) fará apresentação às 12h, no palco principal.

No domingo(3) serão realizadas contações de histórias com Luciana Moura, Erica Montenegro e Marta Verônica, além de palhaçaria com Neide Germano.

O tema da Fenelivro deste ano é Terra Viva, Compromisso de Todos, e tem como homenageado o ecólogo João Vasconcelos Sobrinho, pioneiro na área dos estudos ambientais no Brasil, considerado uma das maiores autoridades em ecologia da América Latina. Fundou a Estação Ecológica de Tapacurá com o plantio de Pau-Brasil e incentivou o reflorestamento da espécie.

Fotos: Paulo H./PCR