Estudantes apresentam trabalho em 3D acessível para deficientes visuais

imagem de Bella
Foto: Cristiana Soares/DETEC

Na última segunda-feira (16), os estudantes do 7º, 8º e 9º ano da Escola Municipal Jônatas Braga apresentaram trabalhos de ciências e química em 3D, junto com a professora Kátia Vila Nova. Os discentes usaram materiais recicláveis para construir maquetes explicativas com o intuito de permitir que pessoas com deficiência visual possam sentir cada parte do trabalho e entender do conteúdo do que foi explicado por eles. Os temas abordados nos trabalhos foram célula e modelo atômico.

 “Além de replicar o que aprenderam em sala de aula, os alunos estão podendo promover a inclusão através desse trabalho”, ressaltou Kátia Vila Nova.

O professor Gustavo Dantas, deficiente visual que compõe o Núcleo de Tecnologia Assistiva, foi convidado para avaliar o trabalho dos estudantes. Que por sua vez ficou muito emocionado ao poder sentir como seria uma célula e todos os outros itens que estavam sendo mostrados. “Eu estou encantado, tanto quanto profissional tanto quanto pessoa. Eles tiveram a preocupação de pegar materiais que iam para o lixo e transformar nesse lindo trabalho. É indescritível a sensação que estou tendo nesse momento, eu estou realmente emocionado. Meu sentimento é que realmente estamos no caminho certo, que apostando a gente consegue visualizar algo que hoje pode até parecer distante, mais um futuro diferente, uma realidade diferente, onde as pessoas têm oportunidades mais amplas”, vislumbrou.

Jamily Vitória, estudante do 8º ano, fez uma célula em 3D com isopor, massinha de modelar e tinta. Ela disse que além de ter a oportunidade de estudar melhor a célula também ficou feliz em poder mostrar o seu trabalho ao professor Gustavo. “Eu gostei muito, porque eu ainda não tinha estudado a célula profundamente, e com esse trabalho eu pude estudar. Também achei legal porque com a maquete podemos tocar e sentir como as coisas são”, explicou.